Europa e cidadania ativa na Biblioteca Natália Correia

natalia correia spin

Continuam as atividades da Spin sobre a Europa e a cidadania ativa: uma nova parceria com a Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa e a Junta de Freguesia de Carnide permitirá a criação de uma secção dedicada ao tema “Europa e cidadania ativa” na Biblioteca Natália Correia.

Esta secção será preenchida com publicações sobre a cidadania ativa e o papel dos jovens na União Europeia. Entre os novos livros também muitas publicações editadas diretamente pela UE e normalmente disponíveis só online e que portanto dificilmente chegam às mãos dos cidadãos para as quais são dirigidas devido à sua imaterialidade e dificuldade de acesso.

Esta proposta nasce da vontade de criar uma ponte entre o centro da Europa e as suas periferias, aumentando as relações e as interconexões entre as politicas e atores centrais de Bruxelas com as realidades locais e a sua vontade de participar e de contribuir para a construção de uma Europa que seja verdadeiramente de todos, tal como acontece em Carnide.

Através deste projeto a Biblioteca Natália Correia irá a tornar-se o ponto de referência para textos e estudos sobre a Europa e a cidadania ativa, também para consultas e pesquisas universitárias, de estudantes e até de pesquisadores estrangeiros, pois muitas destas publicações encontram-se em língua inglesa.

O responsável deste projeto é um líder juvenil italiano que de momento está a realizar um projeto de mobilidade sobre a cidadania na SPIN através do programa europeu “Youth In Action”. O jovem italiano irá tratar desta secção tanto no que diz respeito à pesquisa e escolha dos títulos, como na dinamização de um evento público de apresentação desta secção na Biblioteca através de uma atividade interativa de educação não formal destinada a sensibilizar os jovens para o tema. A secção vai ser inaugurada no início de Setembro.

 

juntalogo

 

Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa