Mais cidadania ativa com a SPIN!

Mais cidadania ativa com a SPIN!

Nos seus projetos a Spin sempre tem em atenção a participação e a responsabilização, mas desde Março que reforçou o seu trabalho sobre estes assuntos com a chegada de um novo trabalhador juvenil da itália beneficiário de uma bolsa mobilidade do Programa Juventude em Acção.

Já  durante o encontro de abril do Grupo Comunitário do Bairro Padre Cruz, a Spin liderou um estimulante momento de reflexão: através de dinâmicas de educação não-formal, muitos dos presentes mostraram sentir-se mais Portugueses que Europeus e que preferem ativar-se para melhorar o próprio bairro em vez de melhorar a Europa toda, mas era também claro a todos que os problemas do nosso país e também do nosso dia-a-dia no bairro  estão relacionados com as políticas europeias e a sociedade europeia em geral.

Portanto, dado que a influência da Europa chega até à nossa casa, é importante tomar uma atitude mais reponsável e interessada na União Europeia: é nisto que o líder juvenil italiano na SPIN está a focar o seu trabalho através de cursos de formação, exibições, workshops e outras atividades sobre a cidadania ativa.

O último evento neste sentido foi a “Caravana da Cidadania ativa” no dia 23 de maio, com o apoio da Junta de Freguesia de Carnide. A caravana trouxe para as ruas  uma pergunta-teste: “És uma pessoa ativa?”  Esta questão introduziu breves dinâmicas de educação não-formal com os jovens tendo o objetivo de promover comportamentos de cidadania ativa e estimular o interesse da Comunidade de Carnide nas Eleições Europeias.

Nesse dia encontrámos muitos jovens ativos e responsáveis que pretendem conhecer melhor o mundo à sua volta e cuidar dos seus direitos, muitos jovens perceberam como a composição do futuro Parlamento Europeu determinará a futura legislação que afectará o nosso dia-a-dia.

Todavia, os resultados da afluência das últimas eleições mostram como há ainda muito trabalho a fazer para difundir este conceito. Apesar disso, acreditamos que há ainda muito mais pessoas que querem participar ativamente na vida pública, é só encontrarmo-nos todos e juntarmo-nos para criar uma Europa melhor, pois isto significa um bairro melhor!

A Spin disponibiliza-se a dinamizar encontros sobre a cidadania ativa para grupos e associações.

Para info e marcações: intercambios@a-spin.pt