intercâmbios internacionais

Descobre aqui os intercâmbios que a Spin promoveu ou nos quais participou! Para mais informações acerca do intercâmbio, clica no seu nome.

Because I´m... Healthy! (20-27 Outubro 2014; Lisboa, Portugal)
because im healthy logoDatas e lugar
20-27 Outubro 2014, Lisboa, Portugal

Descrição
O “Because I´m… Healthy!” foi um encontro entre 25 jovens de cinco países diferentes (Chipre, Espanha, Finlândia, Polónia e Portugal), que teve por objectivos principais: reflectir sobre o estilo da vida saudável, promover actividade física e criar momentos de partilha e intercâmbio entre jovens de vários países Europeus e entre estes e a comunidade de Carnide.

As principais actividades propostas para os participantes neste intercâmbio foram as seguintes:

  • Workshops de Savate e Capoeira
  • Workshop de criação de hortas verticais
  • Visitas a instituições locais
  • Vários momentos de convívio (especialmente durante os jantares interculturais preparados pelos próprios participantes)

Vejam algumas fotos do intercâmbio aqui!

Parceiros internacionais
Chipre – PlanBe, Plan it Be it
Espanha – Ayuntamiento de Alicante
Finlândia – Allianssin nuorisovaihto
Polónia – Stowarzyszenie Młodzież Integracja Aktywność

Parceiros locais
Associação Ginga Brasil Capoeira
Associação Wakeseed
Junta de Freguesia de Carnide

Apoios
Este intercâmbio teve apoio do Programa Juventude em Ação.

TradE Wine (17-24 de Outubro 2014; Kampos, Chipre)
Datas e lugar
17-24 de Outubro 2014; Kampos, Chipre

Descrição
O intercâmbio teve por objectivo os jovens aprenderem sobre a produção de vinho.

Apoios
Este intercâmbio teve apoio do Programa Juventude em Ação.

Let´s go back to the future (16-22 de Outubro 2014; San Cesario di Lecce, Itália)
Datas e lugar
16-22 de Outubro 2014, San Cesario di Lecce, Itália

Descrição
Os participantes discutiram e aprenderam sobre os antigos rituais e profissões tradicionais para reforçar a identidade nacional dos jovens e a consciência da cidadania europeia. Ao mesmo tempo, descobriram as maneiras possíveis de transformar a tradição no emprego, através da experiência das profissões tradicionais relacionadas com ex. agricultura, plantação, culinária, etc., das visitas nas empresas, das discussões com especialistas do emprego e das apresentações de várias práticas.

Através dos meios da educação não-formal e encontros com os séniors locais, os participantes aprenderam como superar diferenças entre gerações: partilhando e trocando conhecimentos e vários tipos de experiências. Finalmente, os jovens criaram um e-book com os resultados de projecto: tradições antigas, rituais, lendas, antigas dicas, modos de falar, profissões, etc.

Apoios
Este intercâmbio teve apoio do Programa Juventude em Ação.

Second Life (19-29 de Setembro 2014; Brežice, Eslovénia)
Datas e lugar
19-29 de Setembro 2014, Brežice, Eslovénia

Descrição
O Intercâmbio juntou jovens da Alemanha, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália e Lituânia para participarem em actividades de consciencialização sobre os desafios globais e as consequências do impacto humano sobre o meio ambiente.

Apoios
Este intercâmbio teve apoio do Programa Juventude em Ação.

Aim High, Choose Healthy (28 de Julho – 4 de Agosto 2013; Lisboa, Portugal)

Datas e lugar
LOGO YE Aim High Choose Healthy28 Julho – 4 Agosto 2013, Lisboa, Portugal.

Descrição
Entre 28 de Julho e 4 de Agosto implementámos mais um intercâmbio em Lisboa! O “Aim High, Choose Healthy” foi um encontro entre 25 jovens de cinco países diferentes (Estónia, Bósnia-Herzegovina, Ucrânia, Itália e Portugal), que teve por objectivo reflectir sobre o tema “estilos de vida saudáveis”. Os jovens participaram em workshops e debates sobre como melhorar a sua dieta, aulas de Parkour e de Contact Dance. Os participantes de cada país cozinharam e deram a experimentar a sua própria dieta cultural durante os jantares.

Este grupo internacional de jovens fez também nascer uma Horta pedagógica para crianças dentro da nova creche da Associação Crescer a Cores no Bairro Padre Cruz.

Os participantes criaram ainda um blog onde actualizam informações, fotos e vídeos sobre estilos de vida saudáveis. Visitem o blog aqui. Também podem visitar o nosso facebook para ver as fotos do intercâmbio e da horta pedagógica, e ler no nosso blog um testemunho de uma das participantes!

Parceiros internacionais
- Zdravo da ste – Hi Neighbour – Bósnia-Herzegovina
All-Ukrainian Youth Non-Governmental Organisation “Foundation of Regional Initiatives” – Ucrânia
Seiklejate Vennaskond – Estónia
Cooperativa Nuovi Orizzonti Sociali – Centro Giovani “Giò” – Itália

Parceiros locais
Junta de Freguesia de Carnide
Crescer a Cores

Apoios
Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.

Homemade Home (8 - 17 Julho 2013; Brežice, Eslovénia)

Datas e lugar
8-17 Julho 2013, Brežice, Eslovéniahomemade home logo

Descrição
O “Homemade Home” foi um intercâmbio de 10 dias no qual a SPIN foi parceira e que decorreu de 8 a 17 de Julho de 2013 no Centro Juvenil de Brežice, no leste da Eslovénia. 5 participantes de Portugal juntaram-se aos 25 jovens participantes de 5 outros países (Eslovénia, Espanha, Itália, Polónia e Roménia) e debateram o tema “O que nos faz sentir em casa?” e, entre outras atividades, participaram em workshops de fotografia, música, teatro, artesanato e escrita criativa. No final do intercâmbio, os participantes realizaram uma exposição no Centro Juvenil de Brežice com o que produziram durante os workshops.
Vejam algumas fotos do intercâmbio aqui.

Parceiros
– EquaMente – Associazione Culturale e di Solidarieta: Itália
– Youth Association Oportunidad Europa: Espanha
– Asociatia tineri parteneri pentru dezvoltarea societatii civile: Roménia
– Swan: Polónia
– Mladinski center Brežice (Youth Centre Brežice): Eslovénia (organização de acolhimento)

Apoios:
Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.

Our time! (22 - 29 Junho 2013; Lisboa, Portugal)
logo our timeDatas e lugar
22-29 Junho 2013, Lisboa, Portugal

Descrição
O Intercâmbio Internacional “Our time!” foi um encontro entre 25 jovens de cinco países diferentes (Espanha, Itália, Lituânia, Polónia e Portugal), que teve por objectivos principais: sensibilizar os jovens participantes para a importância do diálogo e da solidariedade entre as gerações, promover as actividades intergeracionais e criar momentos de partilha e intercâmbio entre jovens de vários países Europeus e entre estes e a comunidade de Carnide.

As principais actividades propostas para os participantes neste intercâmbio foram as seguintes:

  • Workshops sobre o diálogo intergeracional (apresentações, debates, jogos, simulações, etc.)
  • Visita de estudo à Academia Sénior de Carnide
  • Vários momentos de convívio com os Séniors de Carnide

Vejam algumas fotos do intercâmbio aqui!

Produto final:
Os participantes criaram um cartaz para promover o diálogo entre as gerações.

Parceiros internacionais
Itália – Centro Studi ed Iniziative Europeo
Lituânia – Kūrybinės Raiškos Centras
Polónia – Stowarzyszenie Europa i My
Espanha – Asociación Gantalcalá

Parceiros locais
CulturBica – Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Educativo
Junta de Freguesia de Carnide

Apoios
Este intercâmbio teve apoio do Programa Juventude em Ação.

Dance Along: culture shock therapy (25 de Junho - 2 de Julho 2012; Redon, França)
Datas e lugar
25 de Junho – 2 de Julho de 2012 em Redon (França)

Descrição
Dance Along – Cultural Shock Therapy foi um intercâmbio no qual a SPIN foi parceiro e que decorreu de 25 de Junho a 2 de Julho em Redon, Bretanha, França. Neste intercâmbio seis participantes de Portugal entre os 18 e 25 anos juntaram-se a participantes de outros três países Europeus (França, Eslováquia e Roménia) e passaram sete maravilhosos dias no campo a aprenderem sobre as suas diferenças culturais, pro actividade e choque cultural. Durante esta semana aprendemos a viver juntos e a desfrutar do estilo de vida da Bretanha e sua natureza enquanto partilhávamos danças tradicionais, comida, histórias e jogos. Entre tudo isto criámos um projecto conjunto, um videoclip, onde todo o grupo representou, sobre choque cultural mostrando as diferentes fases e sentimentos inerentes ao processo. No final criámos um evento onde envolvemos a comunidade local de Redon onde apresentámos o intercâmbio, as diferentes culturas envolvidas e projectamos o nosso vídeo final.

Foi uma experiência maravilhosa para um grupo de 27 pessoas de 4 países (Portugal, Eslováquia, França e Roménia), definitivamente uma experiência que nos ajudou a valorizar mais a nossa cultura mas também nos ajudou a sentir uma maior ligação a esta cultura transversal que designamos por Europeia!

Fizemos amizades para além de fronteiras que vão durar muito tempo!

Apoios
Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.


ECOyoung (15 - 22 Abril 2012; Lisboa, Portugal)
Data e lugar
15 a 22 Abril 2012, em Lisboa (Portugal)

Descrição
Vivemos num mundo em que os desafios ambientais estão a tornar-se, cada vez mais, um dos tópicos mais pertinentes a nível global. Tanto as origens como as consequências desses desafios estão a mudar o quotidiano das pessoas de todo o mundo mas cada uma delas lida com isso de forma diferente, tal como as políticas dos seus países são diversas.

Nesse sentido, entre os dias 15 e 22 de Abril 2012, a Associação Spin organizou um intercâmbio internacional com 20 jovens de quatro países (Hungria, Itália, Polónia e Portugal) com o objectivo de promover uma experiência intercultural relacionada com a temática do ambiente e promoção de formas de cuidar do mundo e dos seus recursos naturais, assim como apresentar boas práticas implementadas a nível local e internacional.

No decorrer da semana o grupo de participantes cumpriu um conjunto de actividades que fomentou a exploração, debate e assimilação de diferentes tópicos ambientais como sustentabilidade, lixo e a sua separação e reciclagem, reutilização e transformação de recursos, estilos de vida e comportamentos sustentáveis, consciência ambiental, boas práticas e consequências no dia-a-dia e na sociedade.

A visita ao Valor Sul teve destaque neste intercâmbio pois permitiu conhecer e compreender como é feita a separação do lixo e reciclagem em Portugal e foi o ponto de partida do debate e partilha de ideias e experiências, que permitiu conhecer a realidade e as práticas ambientais e sustentáveis de cada país.

Os participantes foram acolhidos pelo Projecto Remix que tem por objectivo intervir e recriar, com incidência no Bairro do Armador – um território crítico, caracterizado pela insegurança devido ao consumo e tráfico de estupefacientes e a escassa higiene urbana (pouca recolha de lixo e nenhuma limpeza de ruas). Os jovens tornaram-se ecodesigners por algumas horas. Divididos em equipas internacionais saíram para recolher o lixo que mais tarde usaram para construir candeeiros. Podes ver a sua experiência e os resultados no vídeo embaixo.

No dia seguinte, os participantes tiveram a oportunidade de implementar um atelier de reconstrução no Espassus 3G em Carnide, aberto à comunidade local e com o objectivo de transformar lixo em itens úteis. Ainda é possível salientar o visionamento de um filme sobre Dumpster Diving tal como a sua discussão que fez com que os participantes passassem à acção nas práticas de Dumpster Asking e Dumpster Diving no centro de Lisboa.

O tema subjacente do intercâmbio foi a ideia de REpensar e REver as nossas práticas diárias em relação ao meio ambiente, considerando a necessidade de conscientização e mudança face os desafios ambientais de hoje.

Organização
Associação Spin

Parceiros locais
Junta de Freguesia de Carnide
Centro de InterCulturaCidade
Rossio Patio Hostel

Parceiros internacionais
Debrecen, Hungria – ‘On the way’ Youth & Cultural Association
Palermo, Itália - CE.S.I.E:Centro Studi ed Iniziative Europeo
Varsóvia, Polónia – Nasza Ziema

Agradecimentos
Junta de Freguesia de Carnide e Espassus 3G
Acolhimento caloroso do Centro de InterCulturaCidade
Hospitalidade do Rossio Patio Hostel
Valor Sul
Gaia: Grupo de Acção e Intervenção Ambiental
Projecto Remix
Todos os participantes do intercâmbio e a comunidade de
Lisboa!

Apoios
Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.


Lisboa Africana (30 de Março - 05 Abril 2012; Lisboa, Portugal)
Data e lugar
30 de Março a 05 Abril 2012, em Lisboa (Portugal)

Descrição
A região de Lisboa tem uma inúmera presença visível e invisível de África devido a nossa história longínqua com esse continente. Isso é manifestado através da presença física dos milhares de habitantes de origem africana mas também é perceptível na (co)existência de dinâmicas, sons, ritmos, tendências, gastronomias, culturas, linguagens, modas, artes, músicas, danças, vocabulários e tradições africanas no quotidiano alfacinha que nem sempre é perceptível aos mais distraídos.

Nesse sentido, entre os dias 30 de Março e 05 de Abril 2012, a Associação Spin organizou um intercâmbio internacional com 25 jovens provenientes de 5 países (Bulgária, França, Itália, Portugal e Suécia) com o objectivo de promover a exploração e a compreensão da diversidade e da complexidade das culturas africanas em Lisboa e da sua relação com as comunidades que as rodeiam.

Durante essa semana foi criado um espírito de grupo e coesão entre todos os participantes que permitiu conhecer as culturas dos países envolvidos. Foi cumprido um programa cheio de actividades que possibilitaram assimilar as relações históricas, políticas, económicas e culturais entre Portugal e África; experimentar a gastronomia, música e dança africana; conhecer a realidade africana em cada país participante; partilhar ideias e experiências; e ainda descobrir a geografia física e social de Lisboa Africana e as suas dinâmicas.

Um dos pontos altos foi a visita ao Bairro Padre Cruz em Carnide onde foi possível observar a realidade envolvente, contactar directamente com a comunidade local e recolher a sua opinião sobre as dinâmicas de Lisboa, de Africa e da relação entre estes dois espaços e tudo o advém dela. Como complemento, foi visionado um documentário no Centro Cultural de Carnide intitulado de « Nós Terra » (cujo trailer pode ser visto aqui) que é centrado no processo de construção de um contra discurso protagonizado por jovens negros portugueses de diferentes zonas de Lisboa, incluído este bairro. Tanto as entrevistas de rua como o documentário fomentaram a reflexão e discussão de temas como o racismo, preconceito, imigração, cidadania e identidade.

Outro momento importante foi a excursão livre feita no centro de Lisboa que permitiu mais uma vez observar e analisar a presença de Africa nesta cidade tal como incentivou a comunicação com os transeuntes.

Uma das conclusões mais pertinentes deste intercâmbio foi a existência de não apenas uma Lisboa Africana mas de múltiplas Lisboa Africanas que coexistem no mesmo contexto temporal e espacial.

Todas estas reflexões e aprendizagens resultaram numa descrição escrita, em postais e ainda num vídeo feito com a participação de todos os participantes disponível no nosso blog tal como as inúmeras fotografias que se encontram nos nossos álbuns no facebook.

Organização
Associação Spin

Parceiros locais
Junta de Freguesia de Carnide
Centro de InterCulturaCidade
Rossio Patio Hostel

Parceiros internacionais
Sofia, Bulgaria – Sports Club Economist (International Youth Activity Centre)
Lund, Suécia – Valkyries in Action
Montegranaro, Itália – Associazione Sambieuropei
Grenoble, França – Itinéraire International

Agradecimentos
Junta de Freguesia de Carnide e a equipa do Centro Cultural de Carnide
Acolhimento caloroso do Centro de InterCulturaCidade
Hospitalidade do Rossio Patio Hostel
Todos os artistas e peritos envolvidos: Andreyna Caires, Anna Tica, António Tavares, Cátia Lopes, Malenga e Mestre Kabum.
Ao Hugo Curado, por plantar a semente.
Todos os participantes do intercâmbio e a comunidade de Lisboa.

Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.


Documenting Words (23 - 30 de Setembro 2011; Lisboa, Portugal)
cartaz dwData e lugar
23 a 30 de Setembro de 2011, em Lisboa (Portugal)

Descrição
Nos dias 23 a 30 de Setembro 2011, Lisboa foi o cenário de um intercâmbio internacional de jovens, promovido pela Associação Spin, que incentivou o diálogo intercultural, usando o vídeo como principal ferramenta.

O intercâmbio proporcionou a 30 jovens de 6 países (Bulgária, Eslovénia, Estónia, Grécia, Itália e Portugal) a oportunidade de fazerem parte de um projecto cinematográfico cujo resultado foi um documentário sobre a temática dos idiomas e da sua relação com a cultura.

Durante o intercâmbio, os participantes fizeram parte da equipa técnica do documentário a produzir, sob a orientação de um realizador.

Workshops, debates, entrevistas de rua, momentos “confessionais”, noites interculturais e muito cinema foram algumas das actividades que constaram do programa.

Parceiros
Portugal: “Associação Spin” (organização de acolhimento)
Bulgária: “International Iniatives for Cooperation”
Eslovénia: “Mladinski Center Brezice/Youth Center Brezice”
Estónia: “Academy of Youth”
Grécia: “System and G”
Itália: “Mondo Nuovo”

Apoios
Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.

Agradecimentos

IPJ PJ IPL


Lemon (12 - 22 de Setembro 2011; Motta di Sicilia, Itália)
Datas e lugar
12 a 22 de Setembro 2011 em Motta di Sicilia (Itália)

Temas
Ambiente, questões sociais

Descrição
O programa incluiu jogos de apresentação, quebra-gelos, visitas a locais de interesse na região, jantares/noites interculturais, encontros com os jovens locais e conhecimento de experiência de grupos sociais que gerem os bens confiscados à máfia para fins sociais, ajuda na apanha de limões e limpeza de campos, assim como workshops sobre estilo de vida sustentável… e outras actividades relacionadas com o tema.

Voluntas (5 - 12 de Junho 2011; Lisboa, Portugal)
logo voluntasData e lugar
5 a 12 de Junho de 2011, em Lisboa (Portugal)

Descrição
A Comissão Europeia declarou 2011 como o Ano Europeu do Voluntariado. Foi para assinalar esse facto e sensibilizar os jovens participantes para o voluntariado como forma de participação cívica e solidária que a Associação Spin, em colaboração com a Junta de Freguesia de Carnide, organizou este intercâmbio, que decorreu na freguesia de Carnide, em Lisboa, entre 5 e 12 de Junho de 2011.

24 jovens provenientes de 5 países (Espanha, Hungria, Itália, Portugal e Suécia) tiveram oportunidade de conhecer a freguesia de Carnide, a comunidade residente e algumas das organizações que trabalham nesta freguesia de Lisboa.

Durante uma semana repleta de descobertas e emoções, os jovens participaram em inúmeras actividades: workshops de voluntariado e teatro, uma caça ao tesouro na freguesia, uma acção de voluntariado (reparação de bancos de jardim num dos bairros da freguesia), uma noite intercultural e diversos jogos e dinâmicas que permitiram reforçar o espírito de grupo e conhecer a cultura dos outros participantes.

Um dos pontos altos do intercâmbio foi a participação, no dia 11, num evento no Centro Cultural de Carnide onde puderam assistir à “Marcha dos Avós”, realizada por idosos da freguesia, participar numa demonstração de Zumba Fitness dinamizada pela Rasa, voluntária SVE da Spin, e protagonizar uma divertida representação teatral, intitulada “Estórias do Mundo”, preparada durante o workshop de teatro. Não percas o vídeo deste evento, disponível nesta página.

Organização
Associação Spin, com o apoio da Junta de Freguesia de Carnide

Parceiros locais
Associação Azimute Radical
Associação Nacional de Futebol de Rua
Associação Tenda / Palhaços do Mundo

Parceiros internacionais
Associazione Informagiovani-IG (Itália)
Ayuntamiento de Villa del Río (Espanha)
Sásdi Kistérégi Ifjúsági Prgogramszervező Kerekasztal Egyesület (Hungria)
Sockerbrukets Ungdomsverksamhet SUV (Suécia)

Agradecimentos
Academia Sénior de Carnide
Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Carnide
A todos os parceiros e à comunidade de Carnide.

Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.


Green Rights (24 - 31 de Março 2011; Vranje, Sérvia)
Data e lugar
24 a 31 de Março de 2011, em Vranje (Sérvia)

Descrição
No contexto de hoje estamos a enfrentar uma situação crítica em matéria de aumento do aquecimento global e torna-se necessário ressaltar as implicações dos direitos humanos nas questões ambientais. Muitos documentos internacionais contribuíram para a elaboração desses conceitos (desde a Declaração de Estocolmo em 1972, até à Conferência do Rio de Janeiro em 1992).

O Intercâmbio de Jovens “Green Rights” é um projecto sobre os direitos humanos e sobre o meio ambiente. Realizado na Sérvia, durante 6 dias, 20 jovens entre os 16-25 anos de Portugal, Itália, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, através de um conjunto de actividades de educação não-formal, exploraram a interdependência entre as questões ambientais e os direitos humanos. Foi dada especial importância ao debate sobre as questões ambientais que podem afectar questões dos direitos humanos e analisar como uma abordagem de desenvolvimento sustentável pode contribuir para promover, também, os direitos humanos.

Os principais objectivos deste intercâmbio foram: aumentar a consciência sobre os direitos humanos e questões ambientais, partilhar as melhores práticas a fim de aumentar a participação da juventude em temas relacionados com o desenvolvimento sustentável, proporcionar um ambiente multicultural onde os jovens podem experimentar o processo de aprendizagem intercultural através do uso de actividades de educação não-formal (tais como dramatizações, workshops artísticos, teatro fórum, actividades ao ar livre, e muito mais!!!).

Parceiros
Sérvia: “Citizens Generator” (organização de acolhimento)
Portugal: “Associação Spin”
Itália: “Un Ponte Per…”
Bósnia-Herzegovina: “Zdravo da ste”

Apoios
Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.


Work makes happy (19 - 27 de Fevereiro de 2011; Orisaare, Estónia)
Data e lugar
19 a 27 de Fevereiro de 2011, em Orissaare (Estónia)

Descrição
Neste intercâmbio, o tema principal foi o emprego e a sua relação com a felicidade. Jovens participantes de 5 países (Portugal, Estónia, Espanha, Eslovénia e Alemanha)estiveram a debater os motivos da dificuldade em encontrar um emprego depois da licenciatura, o que podemos fazer para encontrar um emprego, como é trabalhar em áreas rurais, ou trabalhar numa outra cultura diferente. Outra das actividades foi uma visita a uma Escola Profissional local, onde foi possivel falar com alunos e professores que nos apresentaram as saídas profissionais e possibilidades de emprego na ilha de Orissaare. Foi também possivel participar num curto Workshop de orientação profissional realizado por uma psicóloga do Centro de Emprego de Tallin.

O dia 23 de Fevereiro foi o Dia da Comunidade Local, um evento criado e organizado pelo grupo de participantes para os estudantes locais. Este evento foi dividido em 3 partes: apresentação do programa Juventude em Acção, breves apresentações de cada país participante e workshops sobre os trabalhos – a ideia era ensinar aos alunos algumas competências úteis para a sua vida futura.

No final de cada dia houve sempre uma sessão de aprendizagem intercultural, com um tópico diferente para cada noite: dias importantes ou acontecimentos nos diferentes países, as tradições especiais de Natal, comidas tradicionais, danças tradicionais, bem como os estereótipos do seu país e seus habitantes.
E naturalmente, foi também possível desfrutar de actividades de inverno como o trenó, a construção de uma cidade de neve, a sauna, festa… e muito mais!

Tivemos tempo de conhecer a vila de Orissaare – houve um jogo para descobrir a localidade – e para falar com um representante do governo local sobre a vida quotidiana numa ilha e numa pequena vila.

Foi-nos ainda dada a honra de presenciar um evento especial para todos os estonianos – o dia 24 de Fevereiro, Dia da Independência da Estónia – que se comemora com um espectáculo numa casa de cultura local. No último dia do intercâmbio, fomos para a capital Tallinn para conhecer a vida nocturna da Estónia.

Testemunhos dos participantes
Ângelo, Jukisia e Cloé

Parceiros
Estónia: “Academy of Youth” (organização de acolhimento)
Portugal: “Associação Spin”
Eslováquia: “Green Dreamers”
Espanha: “Spanish Youth”
Alemanha: “Youth InterAct”

Apoios
Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.

Revitalising our old traditional games (30 de Outubro - 6 de Novembro 2010; Strumica, Macedónia)
Data e lugar
30 Outubro- 6 Novembro 2010, em Strumica (Macedónia)

Descrição
Durante os oito dias deste intercâmbio, jovens de seis países, com diferentes backgrounds culturais trabalharam juntos na recolha de jogos tradicionais e testaram os diferentes jogos criativos e pacíficos, utilizados pelos seus pais e avós. Estiveram envolvidos no planeamento e na organização das actividades, no processo de decisão e distribuição das responsabilidades, fomentando a troca com novas culturas e valores.

Os jogos foram de grande ajuda para a promoção da compreensão multi-cultural, que está intimamente relacionada com aspectos de desenvolvimento pessoal e social, onde a auto-estima do participante foi promovida. Estes foram também encorajados a considerar e respeitar os sentimentos dos outros.

O projecto ajudou a redescobrir o prazer de aprender e jogar em grupo, experimentando jogos típicos de outros países e culturas, oferecendo também aos participantes a oportunidade de partilharem os seus jogos favoritos. Actividades estruturadas, tais como a recolha de jogos pacíficos e criativos, pesquisa e preparação para a exibição dos jogos recolhidos e excursões a comunidades locais contribuíram para oferecer aos participantes a oportunidade de aprender sobre si mesmos e aprender mais sobre outras culturas, mudando assim as suas vidas a das respectivas comunidades.

Parceiros
Macédonia: “Cre-Act-Ive” (organização de acolhimento)
Portugal: “Associação Spin”
Itália: “Mondo Nuovo”
Roménia: “Together Romania”
República Checa: “Social-Sport Institute”
Sérvia: “Youth Council Krusevac”

Apoios
Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.

You are different, you are equal (1 - 9 de Agosto 2010; Ravensburg, Alemanha)
Datas e lugar
1- 9 Agosto 2010, em Ravensburg (Alemanha)

Descrição
43 jovens entre os 16-30 anos, de 7 países diferentes, encontraram-se em Ravensburg, Alemanha e participaram em vários workshops (fotografia, teatro de rua, arte e comunicação) de forma a prepararem uma exibição interactiva sobre os tópicos dos direitos humanos e discriminação, a qual foi apresentada numa praça principal da cidade. Os participantes tiveram também a oportunidade de apresentar a história e cultura do seu país durante jantares interculturais preparados por eles, e assim conhecer melhor a cultura de todos os países representados neste intercâmbio.

Parceiros
aha – Tipps & Infos für junge Leute (Alemanha), organização de acolhimento
Středisko volného času Déčko ( Repúlica Checa)
Academy of Youth / Noorte Akadeemia (Estónia)
Theaterzirkus-Projekt „Primero Paso“ (Alemanha)
Területfejlesztők és Polgármesterek Klubja Egyesület (Hungria)
V.A. Graiciunas School Management (Lituânia)
Associação Spin (Portugal)
Klub Goriških Študentov (Eslovénia)

Apoios
Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.

Sustainable Rights (18 - 25 de Junho 2010; Lisboa, Portugal)
logoData e lugar
18 – 25 de Junho 2010, em Lisboa (Portugal)

Descrição
25 jovens da Bósnia e Herzegovina, Itália, Portugal, Sérvia e Turquia participaram neste intercâmbio internacional organizado pela Spin em Lisboa. O objectivo deste intercâmbio foi partilhar boas práticas e debater de que forma o desenvolvimento sustentável pode contribuir para a promoção e salvaguarda dos direitos do Homem. Durante uma semana, os jovens fizeram parte de grupos de discussão e reflexão, participaram em actividades de educação ambiental, em plena Natureza, em dinâmicas de educação para os direitos humanos, em visitas culturais e tudo isto com um intenso programa social e intercultural.

Parceiros
Associação Spin (Portugal), organização de acolhimento
Zdravo da ste (Bósnia e Herzegovina)
Un Ponte per… (Itália)
Citizen’s Association Generator (Sérvia)
AEGEE – Ankara (Turquia)

Apoios
Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção e da Junta de Freguesia de Carnide (Lisboa).

Agradecimentos
GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental
Corpo Nacional de Escutas (Projecto “Carta dos Deveres do Homem”)
Ian Carlo Mendoza (músico, compositor)
Susana Duende (actriz, dramaturga e encenadora)
Mané Anima (artista de circo)

Festas e Tradições Ibéricas, (6 - 13 de Junho 2010; Lisboa, Portugal)
Data e lugar
6 – 13 de Junho 2010, Lisboa (Portugal)

Descrição
Este intercâmbio juvenil teve por objectivo promover o conhecimento da cultura dos dois países Ibéricos, Portugal e Espanha, enquanto os jovens participavam nas preparações das celebrações da Festa dos Santos Populares – e a festa de Santo António em particular, uma festa tradicional da cidade de Lisboa.

Workshops de dança e gastronomia, peddy paper, visitas culturais a Alfama e a Belém e também a tradicional noite de Santo António nos bairros lisboetas, foram algumas das muitas actividades em que participaram os jovens presentes neste intercâmbio.

Este projecto esteve aberto à participação de jovens com menos oportunidades, por forma a promover e incentivar uma maior receptividade à diversidade cultural.

Através do uso de técnicas e actividades de educação não formal, este intercâmbio permitiu aos jovens adquirir novas competências linguísticas, culturais e digitais.

Parceiros
Associação Spin (Portugal), organização de acolhimento
Ayuntamiento de Villa del Río (Espanha)

Apoios
Programa Juventude em Acção
Junta de Freguesia de Carnide (Lisboa)
Tradballs
G.A.C. – Grupo de Acção Comunitária


Fiestas y Tradiciones (29 de Março – 5 de Abril 2010; Villa del Río, Córdoba, Espanha)
Datas e lugar
29 de Março – 5 de Abril 2010, Villa del Río, Córdoba (Espanha)

Descrição
As festas e tradições das duas culturas, a portuguesa e a espanhola, foram o mote para este intercâmbio de 20 jovens de Portugal e Espanha. Durante as celebrações da Semana Santa na região de Córdoba, os jovens participaram em workshops de teatro, dança, gastronomia, experimentaram jogar Kinball e realizaram visitas culturais a Córdoba, Montoro e Villa del Rio. Estas actividades serviram para promover o conhecimento e entendimento mútuo entre as duas culturas, para além de incentivar a participação activa e o entendimento intercultural.

O uso de técnicas e actividades de educação não formal durante este intercâmbio, permitiu aos jovens adquirir novas competências linguísticas, culturais e digitais.

Parceiros
Ayuntamiento de Villa del Río (Espanha), organização de acolhimento
Associação Spin (Portugal)

Apoios
Este intercâmbio teve o apoio do Programa Juventude em Acção.

  • Newsletter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Blog
  • Twitter
  • YouTube