cursos de formação

O que são cursos de formação / seminários?
Um programa de aprendizagem de curta duração (geralmente de uma semana) sobre temas específicos, com o objectivo de melhorar as competências, conhecimentos e atitudes dos participantes.

Objectivos:
Os cursos de formação e seminários conduzem a uma maior qualidade do trabalho no domínio da juventude e/ou, especificamente, de projectos Erasmus+ Juventude em Acção.

Condições de participação:
– Ter residência legal em Portugal.
– Enquadrar-se no perfil desejado, anunciado pela organização de acolhimento.
– Não existe nenhum limite de idade.

Duração:
Regra geral, os cursos de formação e os seminários duram até 10 dias. A duração adequada da actividade pode variar de acordo com o tipo de actividade organizada. Os cursos podem ser organizados em qualquer época do ano.

Número de participantes:
Os cursos / seminários podem ter no total até 50 participantes (incluindo os formadores e os mediadores). O número exacto de participantes depende da natureza e do tipo da actividade. Normalmente apenas existem 2-3 vagas por nacionalidade nos cursos de formação / seminários.

O que o Programa oferece aos participantes?
– Alojamento, actividades, visitas, vistos, etc.
– Reembolso dos custos da viagem internacional até ao limite estabelecido pela Comissão Europeia dependente da distância percorrida.

Quais são os custos de participação?
O custo de participação depende do organizador do curso/seminário e do país onde decorre a actividade. Às vezes os participantes têm de contar com uma pequena taxa de participação (paga directamente ao organizador no início do curso; a Associação Spin não cobra nenhuma taxa de participação nem recebe nenhum financiamento do Programa Erasmus+, o nosso trabalho de envio de jovens portugueses é feito pro bono). A existência de uma taxa está sempre devidamente informada no anúncio das vagas. No caso de a viagem exceder o limite estabelecido, o participante terá de cobrir a diferença.

Certificado Youthpass:
Todos os participantes nesta acção são elegíveis para receber um certificado Youthpass, que descreve e valida todas as experiências de aprendizagem adquiridas durante o projecto.

Organizadores:
Em todo o processo é obrigatória a existência de seguintes partes:
– o promotor* de acolhimento (responsável pela parte logística do curso, pela elaboração do programa e pela selecção dos participantes residentes no país de acolhimento)
– o(s) promotor(es) de envio (responsáveis pela elaboração do programa e pela selecção e preparação dos participantes residentes nos seus países).

Processo de selecção e os passos pré-partida**:

  1. Conhece a Associação Spin! Conhecer os nossos participantes é muito importante para nós. Participa numa actividade nossa e/ou vem a uma das sessões sobre as oportunidades europeias!
  2. Faz-te sócio da Spin! Não é obrigatório ser sócio da Spin para fazer a candidatura, no entanto os candidatos seleccionados deverão tornar-se sócios da Spin. Os membros das organizações parceiras da Spin e os jovens com poucos recursos financeiros poderão ser dispensados desta obrigação, mediante aprovação da Direcção da Associação Spin.
  3. Assim que soubermos que um curso/seminário – no qual a Spin é parceira – foi aprovado para financiamento pela respectiva Agência Nacional do Programa Erasmus+, disponibilizamos as informações sobre este projecto através dos nossos canais de comunicação (site, newsletter, Facebook, etc.). A partir daí começa o processo de selecção dos participantes.
  4. Comunica o teu interesse em participar no curso de formação promovido ou organizado pela Spin, preenchendo o formulário de candidatura, dentro do prazo-limite anunciado! As pessoas que entram em contacto connosco com antecedência têm maior probabilidade de conseguir uma vaga.
  5. A tua candidatura vai ser analisada pela Spin. A selecção é feita considerando o interesse, motivação, oportunidades de participação, adequação do teu perfil às actividades propostas, entre outros factores. Todos os sócios da Spin beneficiam de prioridade no processo de selecção. As candidaturas de não-sócios serão analisadas em segundo lugar.
  6. Se fores seleccionad@, compra o teu bilhete. Os participantes terão de contar com a despesa total da viagem (da qual serão reembolsados depois do curso). Não te preocupes, a Spin pode apoiar-te na aquisição do bilhete! Podes também ser tu o único responsável pela compra da tua viagem, mas antes de a comprares, entra em contacto connosco!
  7. Participa numa sessão informativa para conheceres os outros participantes e para receberes todos os detalhes acerca do intercâmbio.

* Podem ser promotores: organizações não-governamentais ou sem fins lucrativos, organismos públicos locais ou regionais, grupos informais de jovens ou organismos activos a nível europeu no domínio da juventude.

** O procedimento descrito não é regra para todos os cursos/seminários, tudo depende do promotor de acolhimento e das regras do Programa Erasmus+ em vigor. Caso necessário, as informações específicas serão devidamente anunciadas.

Informações adicionais
Liga-nos ou escreve-nos para intercambios@a-spin.pt.

  • Newsletter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Blog
  • Twitter
  • YouTube