corpo europeu de solidariedade

O Corpo Europeu de Solidariedade (European Solidarity Corps), o antigo Serviço Voluntário Europeu (European Voluntary Service), é um programa europeu que permite a realização de um serviço de voluntariado (a tempo inteiro) num país diferente do próprio país de origem. Clique aqui para mais informações sobre as vagas abertas.

As informações disponibilizadas nesta página dirigem-se a jovens interessados em participar no CES no estrangeiro. Se for representante de uma organização/instituição interessada em acolher voluntários CES estrangeiros em Portugal, visite a sub-página acolhimento e coordenação CES.

Objetivos do CES:
Esta ação de mobilidade juvenil do Erasmus+ tem como principais objetivos a promoção da cidadania activa, o desenvolvimento de competências e a melhoria da perspetiva de empregabilidade nos jovens, facilitando a descoberta de novas culturas e o sentimento de pertença à Europa.

Condições de participação:
– Ter entre 17 e 30 anos
– Ter residência legal no país da Organização de Envio

O que o CES oferece ao voluntário:
– Viagem de ida e volta (de acordo com um sistema de quilometragem) para o local onde desenvolve o projecto de voluntariado;
– Alojamento e alimentação;
– Transportes do local de residência ao local de voluntariado;
– Dinheiro de bolso;
– Formação on-line na língua do país de acolhimento;
– Seguro de saúde (complementar ao Cartão Europeu de Seguro de Doença).

Duração do CES:
De 6 a 12 meses. (Existem também projectos mais curtos, mas não são tão comuns.)

Em todo o processo é obrigatória a existência de, pelo menos, 3 partes:
– Voluntário,
– Organização de Envio acreditada,
– Organização de Acolhimento acreditada.

A Spin é uma Organização de Envio, Acolhimento e de Coordenação acreditada pela Agência Nacional do Programa Erasmus+.

Passos até à partida*

  1. Conhece a Associação Spin! Conhecer os nossos voluntários é muito importante para nós! Podes visitar a nossa sede ou marcar uma sessão virtual (por exemplo no Skype). Faz-te nosso sócio!
  2. Prepara o teu CV** e a tua carta de motivação em inglês e preenche o nosso formulário de candidatura.
  3. Pesquisa na base de dados de organizações acreditadas e na base de dados de projectos aprovados os projectos de voluntariado que mais te interessam e se adaptam às tuas motivações. Aconselhamos que escolhas mais do que um projecto, aumentando assim as possibilidades de sucesso da tua candidatura.
  4. Contacta a Spin de novo e envia-nos todos os documentos referidos, juntamente com o comprovativo do pagamento da quota de sócio, para prepararmos o teu e-mail de apresentação.
  5. Envia as tuas candidaturas às entidades que seleccionaste! Durante esta fase de contactos às instituições de acolhimento irás receber também da Spin e-mails com informações sobre projectos com vagas para voluntários, podendo apresentar a tua candidatura, caso sejam do teu agrado.
  6. Caso sejas seleccionado por uma organização de acolhimento, a Spin e essa organização entram em contacto para preparar a tua candidatura. Esta será apresentada a uma Agência Nacional do Programa Erasmus+ num dos 3 prazos*** estabelecidos ao longo do ano.
  7. A Agência Nacional comunica às instituições a aprovação ou não do projecto CES submetido. Se o resultado da candidatura for positivo, a Spin informa-te e em breve convoca-te para uma preparação prévia à partida. Se não for aprovado, poder-se-á reformular e apresentar novamente no prazo de candidatura seguinte.

Atenção:
* Este processo de candidatura e respectiva aprovação pode ser moroso. Tens, por isso, de estar preparado(a) para esperar esse tempo antes de partires para o teu projecto de voluntariado. Mas não percas a motivação, pois vale mesmo a pena esperar!
** Aconselhamos que prepares o teu CV segundo o modelo Europass. Aqui vais encontrar todas as informações sobre o modelo (incluindo exemplos de currículos em várias línguas). Para mudar o idioma do site, usa a lista no canto superior direito do mesmo.
*** Os 3 prazos para apresentar candidaturas às Agências Nacionais são:

Projectos que iniciem entre: Prazo de candidatura:
1 de Maio e 30 de Setembro 15 de Fevereiro
1 de Agosto e 31 de Dezembro 26 de Abril
1 de Janeiro e 31 de Maio 4 de Outubro

Informações adicionais e inscrições
Liga-nos ou escreve-nos para europe@a-spin.pt.

Documentos
1. Ficha de inscrição no ESC (pdf)
2. Ficha de inscrição de sócio (Google Form)

  • Newsletter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Blog
  • Twitter
  • YouTube