"Aim High, Choose Healthy": Horta pedagógica no BPC

“Aim High, Choose Healthy”: Horta pedagógica no BPC

LOGO YE Aim High Choose HealthyA Europa junta-se para criar uma Horta pedagógica em Carnide! 25 jovens provenientes de vários países europeus (Bósnia-Herzegovina, Itália, Estónia,  Ucrânia e Portugal) encontram-se neste momento em Lisboa para reflectir sobre o tema “estilos de vida saudáveis”.

Trata-se do projeto “Aim High, Choose Healthy” promovido pela Associação SPIN e financiado pelo Programa Juventude em Acção da Comissão Europeia.  Durante uma semana os jovens irão praticar atividades desportivas como o Parkour, realizar workshops criativos sobre nutrição e irão analizar os comportamentos de consumo numa visita a um supermercado.

Já no próximo sábado dia 3 de Agosto está previsto um dos momentos mais intensos e interessantes do projeto: equipados com sachos, regadores, ancinhos e sementes, o grupo internacional de jovens irá fazer nascer uma Horta pedagógica para crianças dentro da nova creche da Associação Crescer a Cores no Bairro Padre Cruz.

Para muitos destes jovens será a primeira vez que irão trabalhar diretamente a terra e plantar sementes para o futuro! Irão plantar e pintar desenhos criativos e coloridos no espaço que será usado por mais de 30 crianças diariamente a partir de Setembro.

Com esta atividade queremos lançar uma mensagem clara de Lisboa para toda a Europa: uma vida saudável e uma sociedade mais sustentável deve passar necessariamente por um regresso ao contato directo e consciente com a terra e por uma maior atenção às novas gerações.

“Esta actividade é uma forma de consciencializar os jovens participantes do projeto, mas também um modo para criar pontes entre o contexto global e o contexto local” – assim o afirma Sara Segurado, Coordenadora do projeto – “em todos os nossos projetos procuramos sempre fazer interagir o grupo internacional que acolhemos com a comunidade local, de modo a deixar uma marca tangível deste encontro.

Este evento está a ser organizado pela SPIN para ter lugar na nova creche da Associação Crescer a Cores, a qual está em fase final de construção e situa-se no Bairro Padre Cruz. A nova creche faz parte de um projeto de recuperação da antiga escola primária na Rua do Rio Tejo.

Para a criação da Horta contamos com um grande trabalho de parceria: a participação da Associação Wakeseed na facilitação do workshop de criação da Horta, com o apoio da Junta de Freguesia de Carnide no transporte e alimentação dos 25 jovens nesse dia, cedência de plantas por parte da CML, doação de tintas por parte da Entrajuda e apoio logístico da Associação Mãos do Mundo. Será um  grandioso momento de encontro e partilha intercultural e de participação na vida comunitária!

Assim, convidamo-vos a estarem presentes no próximo dia 3 de Agosto na antiga escola primária do Bairro Padre Cruz na Rua do Rio Tejo em Carnide para conhecerem e testemunharem o trabalho destes jovens de várias nacionalidades em prol da comunidade.

Esta actividade terá lugar no dia 3 de Agosto entre as 9h30-13h. Aguardamos a vossa presença!   

Informação e contatos:
Associação Spin
Telf: +351-914519264/217145520
E-mail: intercambios@a-spin.pt

Parceria e apoios:

logos juntos