Tempo dos Direitos - novo projeto de educação de adultos!

Tempo dos Direitos – novo projeto de educação de adultos!

AN_Erasmus_PortugalSempre a inovar, em meados de 2023, a Spin recebeu a aprovação do projeto Erasmus+ KA122 ADU por parte da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, um novo projeto de educação de adultos.

logo tempo direitos

Nome do projeto: “Tempo dos Direitos”
Duração: 15 meses – De 01.06.2023 a 31.08.2024
Países envolvidos: Portugal & Itália
Tópicos:
Direitos Humanos e estado de direito
Envelhecimento ativo
Conteúdos digitais e práticas pedagógicas

Objetivos do projeto:
– Reconhecimento da Associação Spin como organização de educação não formal de adultos.
– Desenvolvimento das competências técnicas, linguísticas e sociais dos colaboradores da Associação.
– Melhoria da qualidade da formação de adultos no domínio dos direitos humanos.
– Melhoria das competências básicas em literacia digital, línguas estrangeiras e competências transversais de 8 alunos séniores com menos oportunidades para a sua inclusão social e cidadania ativa.
– Primeiros passos do processo de internacionalização da Associação Spin como organização de educação de adultos.

Atividades previstas:
1.  Job shadowing para 2 membros da Associação Spin, com o objetivo de aprenderem novos conhecimentos técnicos, práticas e métodos para desenvolverem novas ideias, partilharem o novo know-how com toda a equipa e melhorarem a qualidade das ações de formação da Associação.

foto seniores 2. Ciclo formativo “Tempo dos Direitos” para 8 séniores aprendentes (com mais de 55 anos). Uma atividade realizada pela Associação Spin, não financiada pelo projeto mas parte integrante. Calendário e programação para download AQUI.

3. Acolhimento de um Especialista Internacional convidado para uma das sessões do Ciclo formativo, proveniente de Itália, referenciado por uma organização parceira de acolhimento.

4. Mobilidade de grupo dos aprendentes séniores. Trata-se de uma mobilidade internacional de grupo em Itália que envolverá os 8 aprendentes séniores das sessões de formação sobre direitos humanos “Tempo dos direitos” e 2 acompanhantes da Associação Spin com o objetivo de aprendizagem em contexto de ação de voluntariado, durante 1 semana, no mês de Março de 2024. Será realizada após o final das sessões de formação “Tempo dos Direitos” e servirá para integrar os conhecimentos obtidos durante a formação, aliados à experiência prática e aquisição de novas aprendizagens. É a atividade final prevista do Ciclo formativo “Tempo dos Direitos”.

O programa desta mobilidade inclui ações de voluntariado realizadas em organização(s) promotora(s) dos direitos humanos, no âmbito das suas atividades, visitas culturais a locais de interesse pedagógico-cultural na cidade de acolhimento italiana e realização de um evento final de “biblioteca viva internacional”.

imagens do site do Conselho da Europa

imagens do site do Conselho da Europa

A Biblioteca Viva é um método inovador, simples e concreto para promover o diálogo, diminuir os preconceitos, quebrar estereótipos e melhorar a compreensão entre pessoas de diferentes idades, sexos, estilos de vida e background cultural. Este evento será aberto ao público, com 8 “livros”(os livros são humanos) e catálogo de “títulos” (histórias) dos aprendentes séniores e alguns “livros” italianos (beneficiários da organização de acolhimento de outras faixas etárias) e irá promover o respeito pelos direitos humanos bem como estimular o diálogo intercultural e intergeracional.

As inscrições para participação no ciclo formativo e mobilidade de grupo (voluntariado) internacional estarão abertas, até dia 15 de outubro de 2023!

Para se inscrever, clique neste LINK (Ficha de inscrição)

Serão selecionados 8 participante séniores. Os critérios de seleção são:
-ter mais de 55 anos
-não estar a trabalhar nem a estudar
-motivação para a aprendizagem
-ser residente em Lisboa
-disponibilidade e interesse em viajar para fora do país
-obstáculos e/ou menos oportunidades na vida
-ser sócio da Associação Spin.

Em caso de empate, será dada prioridade a inscrições de residentes em Carnide, de participantes em mais de 1 atividade da Spin e ordem de inscrição. Será também tido em consideração o equilíbrio de género no grupo.
Os participantes serão selecionados por três membros do staff da Associação após verificação das fichas de inscrição e de entrevista individual a cada inscrito(a).

As comunicações de resultados das seleções serão feitas por email e telefone. Será criada uma lista de suplentes para caso de desistência ou força maior.
EU flag-Erasmus+_vect_POS
Para mais informações, contactar : international@a-spin.pt ou telefone para 21 7145520 (entre as 10h-17h).