Tempo dos Direitos - novo projeto de educação de adultos!

Tempo dos Direitos – novo projeto de educação de adultos!

AN_Erasmus_PortugalSempre a inovar, em meados de 2023, a Spin recebeu a aprovação do projeto Erasmus+ KA122 ADU por parte da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, um novo projeto de educação de adultos.

logo tempo direitos

Nome do projeto: “Tempo dos Direitos”
Duração: 15 meses – De 01.06.2023 a 31.08.2024
Países envolvidos: Portugal & Itália
Tópicos:
Direitos Humanos e estado de direito
Envelhecimento ativo
Conteúdos digitais e práticas pedagógicas

Objetivos do projeto:
– Reconhecimento da Associação Spin como organização de educação não formal de adultos.
– Desenvolvimento das competências técnicas, linguísticas e sociais dos colaboradores da Associação.
– Melhoria da qualidade da formação de adultos no domínio dos direitos humanos.
– Melhoria das competências básicas em literacia digital, línguas estrangeiras e competências transversais de 8 alunos séniores com menos oportunidades para a sua inclusão social e cidadania ativa.
– Primeiros passos do processo de internacionalização da Associação Spin como organização de educação de adultos.

Atividades previstas:
1.  Job shadowing para 2 membros da Associação Spin, com o objetivo de aprenderem novos conhecimentos técnicos, práticas e métodos para desenvolverem novas ideias, partilharem o novo know-how com toda a equipa e melhorarem a qualidade das ações de formação da Associação. Os Critérios de seleção são: 40% Currículo (Valorização de experiências internacionais no passado, capacidade de comunicação e networking); 30% Conhecimentos de uma língua estrangeira (italiano e/ou inglês): fundamental para que a comunicação não seja um entrave à capacidade de estabelecer contactos e de receber informação; 30% Motivação e disponibilidade para participar na mobilidade. Relatório da experiência de Job shadowing em Outubro de 2023, para download Aqui.

foto seniores 2. Ciclo formativo “Tempo dos Direitos” para 8 séniores aprendentes (com mais de 55 anos). Uma atividade realizada pela Associação Spin, não financiada pelo projeto mas parte integrante. Calendário e programação para download AQUI.

3. Acolhimento de um Especialista Internacional convidado para uma das sessões do Ciclo formativo, proveniente de Itália, referenciado por uma organização parceira de acolhimento. O Convite para o Open Day Aqui.

4. Mobilidade de grupo dos aprendentes séniores. Trata-se de uma mobilidade internacional de grupo em Itália que envolverá os 8 aprendentes séniores das sessões de formação sobre direitos humanos “Tempo dos direitos” e 2 acompanhantes da Associação Spin com o objetivo de aprendizagem em contexto de ação de voluntariado, durante 1 semana, no mês de Junho de 2024. Será realizada após o final das sessões de formação “Tempo dos Direitos” e servirá para integrar os conhecimentos obtidos durante a formação, aliados à experiência prática e aquisição de novas aprendizagens. É a atividade final prevista do Ciclo formativo “Tempo dos Direitos”.

O programa desta mobilidade inclui ações de voluntariado realizadas em organização(s) promotora(s) dos direitos humanos, no âmbito das suas atividades, visitas culturais a locais de interesse pedagógico-cultural na cidade de acolhimento italiana e no final após o regresso, a realização de um evento final de “biblioteca viva”.

imagens do site do Conselho da Europa

imagens do site do Conselho da Europa

A Biblioteca Viva é um método inovador, simples e concreto para promover o diálogo, diminuir os preconceitos, quebrar estereótipos e melhorar a compreensão entre pessoas de diferentes idades, sexos, estilos de vida e background cultural. Este evento será aberto ao público, com vários “livros”(os livros são humanos) e catálogo de “títulos” (histórias) dos aprendentes séniores e irá promover o respeito pelos direitos humanos bem como estimular o diálogo intercultural e intergeracional.

As inscrições para participação no ciclo formativo e mobilidade de grupo (voluntariado) internacional estarão abertas, até dia 15 de outubro de 2023!

Para se inscrever, clique neste LINK (Ficha de inscrição)

Serão selecionados 8 participante séniores. Os critérios de seleção são:
-ter mais de 55 anos
-motivação para a aprendizagem
-ser residente na Área Metropolitana de Lisboa
-disponibilidade e interesse em viajar para fora do país
-obstáculos e/ou menos oportunidades na vida
-ser sócio da Associação Spin.

Em caso de empate, será dada prioridade a inscrições de residentes em Carnide, de participantes em mais de 1 atividade da Spin e ordem de inscrição. Será também tido em consideração o equilíbrio de género no grupo.
Os participantes serão selecionados por três membros do staff da Associação após verificação das fichas de inscrição e de entrevista individual a cada inscrito(a).

As comunicações de resultados das seleções serão feitas por email e telefone. Será criada uma lista de suplentes para caso de desistência ou força maior.
EU flag-Erasmus+_vect_POS
Para mais informações, contactar : international@a-spin.pt ou telefone para 21 7145520 (entre as 10h-17h).