SVE em La Zubia/Granada (Espanha)

SVE em La Zubia/Granada (Espanha)

New logo sveVaga para 1 voluntário(a)
Organização de acolhimento: Fundación Docete Omnes
Organização de envio: Associação SPIN
Datas da atividade SVE: Outubro 2014 – Junho 2015 (9 meses)
Prazo limite de candidaturas: 10 de Agosto 2014

A candidatura consiste no envio de um CV e carta de motivação específica para este projeto (ambos em inglês ou espanhol) para o email sve@a-spin.pt.

O que o SVE oferece ao voluntário:
– Viagem de ida e volta (coberta até ao valor máximo de 275€) para o local onde desenvolve o projecto de voluntariado
– Alojamento e alimentação
– Transportes do local de residência ao local de voluntariado
– Dinheiro de bolso (neste caso 105€/mês)
– Formação na língua do país de acolhimento
– Seguro de saúde

Esta é a 5ªparceria que fazemos com esta Organização de Acolhimento. Enviamos nos anos anteriores 4 voluntárias que nos relataram sempre experiências fantásticas.

Para conheceres melhor o projeto SVE que te propomos:

  • Lê a descrição na base de dados do SVE neste link.
  • Clica aqui para veres o vídeo da nossa voluntária da Vânia.
  • Lê o testemunho da voluntária Vânia no nosso blog.
  • Lê o testemunho da voluntária Ana no nosso blog.
  • o testemunho da voluntária Mara.

DoceteOmnesAqui uma breve descrição das tarefas do voluntário:

O voluntário irá participar de forma ativa nas tarefas desenvolvidas nos workshops ocupacionais na residência para as pessoas com deficiência mental.

Normalmente existem os seguintes workshops:

  1. Workshop de Pintura em Tela: o voluntário, de acordo com as instruções do educador, ajudará as pessoas com perturbações no desenvolvimento cognitivo e motor no desenvolvimento de competências para a sua inclusão social através da realização de exposições de pinturas em tela.
  2. Workshop de aprendizagens básicas: o voluntário, de acordo com as instruções do educador, irá acompanhar as pessoas com perturbações no desenvolvimento cognitivo e motor no seu percurso de formação sobre questões basilares como por exemplo: fazer somas e subtrações, copiar textos, fazer desenhos, extrair formas geométricas do papel, etc
  3. Workshops de artesanato: o voluntário irá realizar actividades com as pessoas com perturbações no desenvolvimento cognitivo e motor para o desenvolvimento de suas destrezas e habilidades através da confeção de pequenas coisas feitas à mão.
  4. Workshops de costura e bordados: o voluntário irá realizar laboratórios de entretenimento para pessoas com perturbações cognitivas e motoras para o desenvolvimento de competências através da confeção e das exposições de costura e de bordados.
  5. Ateliers de reciclagem: O voluntário realizará actividades para as pessoas com perturbações no desenvolvimento cognitivo e motor para o desenvolvimento de competências através da confeção de exposições de papel reciclado e outras coisas feitas à mão.
  6. Workshop de preparação sócio-laboral (o voluntário irá ajudar nas tarefas de capacitação laboral, dando o apoio necessário para a inclusão laboral das pessoas com perturbações no desenvolvimento cognitivo e motor, acompanhando-as no seu caminho de aprendizagem de comportamentos de êxito no mundo do emprego, todo ele, dentro da planificação geral estabelecida.
  7. Desenvolvimento de actividades com os utentes das unidades residenciais nos turnos da tarde, em atividades distintas, mas com objetivos comuns, como por exemplo:
    • apoiar o desenvolvimento  integração do aluno no meio que o rodeia de modo mais eficiente
    • ajudar o aluno a melhorar as suas relações pessoais e sociais
    • favorecer em todos os alunos o desenvolvimento da psicomotricidade
    • se necessário, ajudar a dar de comer aos utentes na cantina.

O voluntário irá também passar tempo em algumas das residências com pessoas com perturbações no desenvolvimento cognitivo e motor, acompanhando-as e fazendo exercícios de entretenimento com os utentes.

Em alguns casos serão organizadas atividades pontuais tanto no centro ocupacional como nas unidades residenciais diferentes das descritas, para as quais se pede a colaboração e flexibilidade do voluntário.


Se estiveres interessado envia a tua candidatura até 10 de Agosto! A candidatura consiste no envio de um CV e carta de motivação específica para este projeto (ambos em inglês ou espanhol) para o email sve@a-spin.pt.