Seminário em Skopje (Macedónia)

Seminário em Skopje (Macedónia)

O principal objectivo deste seminário “Learnt Lessons in Youth Regional Cooperation” é encorajar e criar oportunidades para os representantes do sector da juventude (policy-makers, investigadores da juventude, trabalhadores juvenis e jovens) partilharem experiências e conhecimento na cooperação juvenil, envolvendo-os num diálogo para estimular a coesão social na União Europeia. Vai ter lugar na Macedónia entre 9 e 17 de Outubro 2013.

Vão participar representantes de 36 países como a Albânia, Azerbaijão, Arménia, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Bélgica, Bulgária, Croácia, Bielorussia, República Checa, Estónia, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Malta, Macedónia, Moldávia, Kosovo, Holanda, Portugal, Polónia, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido e Ucrânia.

Este projecto vai ter várias fases, nomeadamente preparação, implementação e seguimento:

-Preparação: de 11 de Agosto a 1 de Outubro 2013. 

Antes do seminário, workshop regionais serão preparados seguindo a metodologia de trabalho de grupo, distribuído por regiões. Todos os parceiros devem identificar as melhores práticas na cooperação regional durante o período de 2007 a 2013, partilhar e analisá-las durante o seminário, com o objectivo de definir a cooperação regional para o período de 2014 a 2020 no âmbito da cooperação juvenil e social.

-Implementação: de 9 a 17 de Outubro 2013. 

  1. Partilhar as melhores práticas identificadas nos workshop
  2. Iniciar um blog para a cooperação regional juvenil
  3. Desenvolver novas políticas considerando as conclusões do seminário
  4. Desenvolver um video promocional, partilhamdo as experiências e melhores práticas na cooperação regional na juventude.

-Seguimento: 17 Outubro a 31 Dezembro 2013 

Espera-se que os participantes promovam os resultados do seminário no seu local de trabalho, existindo espaço para desenvolver projectos e rede de contactos.

Os objectivos do projecto são:

  1. Analisar e partilhar as melhores práticas em cooperação juvenil de forma a melhorar a preparação e implementação/realização de políticas europeias de juventude;
  2. Promover a cooperação regional da juventude, integração e envolvimento de organizações europeias no desenvolvimento de políticas e programas europeus de juventude;
  3. Promover os programas para juventude e cooperação regional desenvolvidos pela União Europeia para o período de 2014-2020

 Metodologia:

A principal metodologia utilizada será educação não formal, usando uma abordagem interactiva e participativa, incluindo actividades como Impacto na Comunidade Local, teambuilding, seminários, workshop, trabalhos de grupo, avaliação, disseminação e visibilidade.

A língua de trabalho será Inglês.

Perfil dos participantes:

  • trabalhadores juvenis ou líderes juvenis activos nas suas organizações
  • com experiência na organização de projectos no programa juventude em acção
  • experiência de trabalho com jovens, organizando iniciativas e projectos
  • estar disponível para frequentar o curso em toda a sua duração e ser apoiado por uma organização para a juventude
  • estar motivado para contribuir para o seminário com a sua experiência e competência
  • com mais de 18 anos
  • fluência em inglês como língua de trabalho

 Alojamento:

Alojamento e alimentação são providenciados pelos organizadores

Data de chegada: 09 de Outubro de 2013
Data de partida: 17 de Outubro de 2013 
Local: Macedónia

Custos de viagem e reembolsos:

70% dos custos de viagem serão reembolsados, considerando o meio de transporte mais barato (autocarro, comboio, avião em classe económica/turística). Os custos de viagem apenas serão reembolsados após a recepção de todos os bilhetes originais (boarding passes, bilhetes de autocarro, comboio, etc) e respectivos recibos e facturas. Este reembolso não será efectuado durante a realização do seminário, mas somente após o regresso ao país de origem e recepção de todos os bilhetes por parte da organização de acolhimento/coordenação.

ATENÇÃO: não reservar quaisquer viagens sem receber confirmação de participação no seminário.

Só os participantes que frequentem o curso a 100% serão reembolsados.

Como se candidatar?

Para se candidatar, deve ser preenchido o questionário online até dia 12 de AGOSTO.