Democracy & Revolutions - encontro em Lisboa

Democracy & Revolutions – encontro em Lisboa

particip democrat logosNo fim de semana passado estiveram em Lisboa os jovens italianos participantes do projecto “Democracy & Revolutions”.

Este projecto teve o apoio do Programa Juventude em Acção e envolveu a Associação SPIN e a Junta de Freguesia de Carnide como organizações portuguesas e as associações Xena e Fuori Target como organizações italianas.

Foram 4 dias de actividades pela cidade que incluíram uma manhã na Associação 25 de Abril a ver fotografias do Eduardo Gageiro – o designado fotógrafo da Revolução – e a ouvir as histórias que ele tinha para nos contar sobre o dia 25 de Abril de 1974. Dois militares de Abril estiveram também presentes e contaram-nos em primeira mão como foi estar por dentro das operações no dia que trouxe a liberdade a Portugal. Aproveitamos ainda a presença dos militares para fazer uma visita pelos locais emblemáticos da Revolução dos Cravos em Lisboa. Da Praça do Comércio, passámos pela antiga sede da PIDE e daí seguimos para o Largo do Carmo onde ouvimos, no local, como tudo se tinha passado.

No dia seguinte foram realizadas diversas actividades com os jovens dos dois países onde se discutiu a Revolução que teve lugar em Itália em 1945 e em Portugal em 1974. Temas como a democracia e a participação foram trabalhados durante esse dia, com resultados muito positivos para todos, compreendendo que todos fazemos parte da sociedade civil e que todos somos importantes para a manutenção dos valores de Abril.

Vejam aqui as fotos do encontro!