Curso de Formação "3C for Peace" em Florença (Itália)

Curso de Formação “3C for Peace” em Florença (Itália)

 “3C for Peace” foi um curso que teve lugar em Florença, de 30 de Junho a 7 de Julho de 2013, e reuniu 20 jovens de 10 países: Alemanha, Portugal, Espanha, Grécia, Roménia  Bulgária, Estónia, Eslováquia, França e Itália.
Este curso de formação internacional teve como principal objectivo o desenvolvimento de 3 competências base nos trabalhadores juvenis que lidam com actividades para a paz: a comunicação, a gestão de conflitos e a cidadania activa.
O curso contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de comunicação e gestão de conflitos dos jovens multiplicadores para a paz e para o aumentar da sua consciencialização da cidadania activa e diálogo intercultural no trabalho em contexto multicultural. Este projecto também apresentou a aprendizagem experiencial como uma ferramenta viável na educação para a paz.
“3C for Peace” garantiu uma abordagem holística para agir concretamente na promoção dos Direitos Humanos e para efectivamente fazer parte da vida social e politica na Europa como cidadãos informados e activos, capazes de fomentar uma coexistência mais pacifica.
Metodologia:
A metodologia utilizada foi baseada em educação não formal (sessões interactivas, exercícios de pensamento criativo, role plays, trabalho em grupo, teatro do oprimido, simulações…). Alguns conceitos foram transmitidos através de pequenas apresentações. A aprendizagem experimental foi particularmente levada em consideração, sendo mais que um método, mas sim um tema a ser explorado em si mesmo.
Participantes foram:
- jovens interessados na cidadania activa e com vontade de aprender novas competências na educação para a Paz
- entre 22 e 30 anos
- com capacidades para comunicar e trabalhar em Inglês
Custos e Financiamento:
Todas as despesas de alojamento, alimentação e participação nas actividades estavam cobertas, bem como 70% da viagem ida e volta.
Para mais informações , contactar: 217145520, 914519264, intercambios@a-spin.pt.