Curso "Volunteering: A Youth..." em Kobuleti (Geórgia)

Curso “Volunteering: A Youth…” em Kobuleti (Geórgia)

Estamos a seleccionar 3 erasmus-logoparticipantes para o Curso de Formação “Volunteering: A Youth Empowerment Instrument” em Kobuleti (Geórgia)!

Datas do Curso: 01 – 09 Julho 2015 (incluindo os dias de chegada e de partida)

Local: Kobuleti, Georgia.

Esta formação vai reunir 24 trabalhadores juvenis, na sua função como coordenadores de projectos, mentores de voluntários e coordenadores voluntários.

Os participantes serão oriundos de Itália, Azerbaijão, Arménia, Grécia, Moldávia, Geórgia, Macedónia e Portugal.

Custos:  Alojamento, viagem e alimentação estão totalmente cobertos pelo Programa Erasmus+.

Custos de viagens (ida e volta entre Portugal e Geórgia) 100% financiados pelo Programa Erasmus+ até ao montante máximo aprovado, tendo como  base o cálculo de distância estabelecido pela Comissão Europeia. Caso os custos da viagem ultrapassarem o montante fixo, o participante deve cobrir a diferença.

Há uma taxa de participação de €35 para os participantes de países da EU requerida pela Organização de Acolhimento.

A SPIN requer também a todos os participantes selecionados através da Associação que se tornem sócios da Associação antes da partida, o que implica o pagamento da quota de sócio para 2015 no valor de €15.

Contexto e Objetivos do Curso:

As actividades e eventos de organizações não-governamentais são, muitas vezes, baseadas no envolvimento voluntário de jovens, dispostos a contribuir com o seu tempo e entusiasmo.

O trabalho voluntário é uma situação vantajosa para todas as partes envolvidas pois:
1) O voluntário adquire capacidades e conhecimentos específicos, aumentando a sua autoconfiança e qualificação para o mercado de trabalho, bem como experiência em determinadas áreas;
2) A organização à qual o voluntário dedica o seu tempo, recebe apoio e alcança novas conquistas, inexequíveis sem o empenho e contributo do voluntário;
3) A comunidade local na qual o voluntário desempenha as suas funções, beneficia de diversas formas, apresentando um desenvolvimento influenciado pelas actividades específicas realizadas pelo voluntário.

Neste contexto, este Curso de Formação pretende melhorar as capacidades organizacionais envolvidas na gestão de projectos de voluntariado locais e internacionais, abordando os seguintes objectivos:

-Conceptualizar com os diferentes participantes e parceiros  as suas abordagens em relação ao voluntariado no seu contexto de trabalho;
-Promover as competências organizacionais e individuais em planeamento, implementação, orientação e avaliação de projetos de voluntariado locais e internacionais;
– Desenvolver estratégias organizacionais para a inclusão de jovens em projectos de voluntariado, especialmente aqueles que têm menos oportunidades;
-Desenvolver listas de verificação e procedimentos organizacionais específicos para as etapas mais importantes nos projectos de voluntariado.

Como resultado deste curso de formação internacional, os participantes deverão ser capazes de:

– Motivar, gerir e apoiar jovens voluntários internacionais e locais;
– Definir objetivos de aprendizagem e monitorizar resultados, juntamente com os voluntários;
– Desenvolver estratégias de inclusão dos jovens voluntários com dificuldades de aprendizagem;
– Promover o voluntariado com êxito e ter uma participação ativa na sua comunidade local;
– Desenvolver as suas próprias listas de verificação para as etapas mais importantes dos projectos de voluntariado;

Metodologia: O curso de formação será baseado numa metodologia de educação não-formal, definida pela sua abordagem centrada no aluno, flexível e adaptável, inclusiva, planeada e avaliada com base na participação voluntária dos líderes juvenis. O curso de formação irá proporcionar um espaço para que os participantes possam compartilhar as suas experiências em projectos de voluntariado, e facilitar uma troca aberta de competências entre eles.

Perfil dos candidatos:
– Capacidade de compreensão e comunicação em Inglês,
– Maior de 18 anos;
– Português ou residente em Portugal.

Como participar:

Primeiro lê com atenção o Infopack com toda a informação sobre o curso.

Se te queres candidatar, preenche esta Ficha de inscrição e envia-a para o email intercambios@a-spin.pt até dia 8 de Maio de 2015.

kobuleti3