CapitALL: 30 jovens em voluntariado europeu (SVE)

CapitALL: 30 jovens em voluntariado europeu (SVE)

CapitALL – Connecting Capitals, Building Europe é um projecto europeu apoiado pelo Programa Comunitário Erasmus+, no âmbito do Serviço Voluntário Europeu (SVE) e coordenado pela Associação Spin.

No decorrer de um convite por parte da Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Spin está a coordenar este projecto internacional com o principal objectivo de ligar duas cidades: Lisboa e Cluj-Napoca, na Roménia nas suas comemorações de Cidades Europeias. Lisboa comemora este ano ter sido seleccionada Capital Europeia do Voluntariado e Cluj-Napoca comemora a Capital Europeia da Juventude 2015.

Assim, este projecto internacional liga as duas capitais e leva a que mais jovens participem no Serviço Voluntário Europeu, promovendo os princípios de tolerância e entendimento mútuo entre todos os jovens da Europa.

Portugal, através da Associação Spin, enviou já durante o mês de Outubro 15 jovens para Cluj-Napoca. Estes jovens estão a realizar o seu voluntariado internacional nesta cidade entre os dias 19 de Outubro e 19 de Novembro.

Da Roménia, estão em Lisboa também 15 jovens que entre os dias 5 de Novembro e 7 de Dezembro realizam várias actividades de voluntariado em toda a cidade e com os mais diversos parceiros.

Este projecto de voluntariado europeu tem como principais objectivos:

  • promover a inclusão social, a tolerância e a solidariedade entre toda a população europeia;
  • promoção do entendimento mútuo dos jovens europeus;
  • promoção do conhecimento de outras culturas, fomentando o diálogo e aprendizagem interculturais;
  • promoção e apoio da cidadania activa, com o envolvimento dos jovens nas comunidades locais;- promover o trabalho voluntário entre toda a população e entre os jovens em particular;
  • fomentar a criatividade em métodos, aborgadens e acções dirigidas à inclusão social e maior consciencialização das políticas europeias de Juventude e Voluntariado;
  • dar aos jovens com dificuldades sociais novas competências pessoais e profissionais através da criação e implementação de eventos culturais.

Instgram do projecto: www.instagram.com/capitallevs

Parceiros:
Associação Spin para o Intercâmbio, Formação e Cooperação entre os Povos
Câmara Municipal de Lisboa
CVCN – Centrul de Voluntariat Cluj-Napoca
Federatia Share Cluj-Napoca

Apoios:
Programa Erasmus+ Juventude em Acção
Junta de Freguesia de Carnide