Intercâmbio "My Data, My Right!" em Portugal

Intercâmbio “My Data, My Right!” em Portugal

 2560px-Erasmus+_Logo.svgA Associação Spin está a promover o intercâmbio juvenil internacional “My Data, My Right!” em Lisboa, em Portugal!

Este intercâmbio internacional vai decorrer do dia 3 de Março até ao 11 de Março de 2022 e vai reunir 30 jovens e líderes juvenis de Portugal, Espanha, Lituânia, Hungria, Grécia e Estônia sendo coordenado pela Associação Spin. O intercâmbio está focado em temas como o direto à privacidade, literacia digital, pensamento crítico, aprendizagem intercultural e a promoção dos direitos humanos.

Associação Spin é uma organização sediada no Bairro Padre Cruz em Carnide (Lisboa, Portugal) e pretende, com este projeto, reunir jovens, independentemente de quais sejam as suas origens, fomentar a sua cooperação e consciencialização da importância dos direitos humanos, garantindo que os mesmos sejam cumpridos e respeitados.

Principais objetivos deste intercâmbio: 

- Promover a consciencialização sobre o nosso direito à privacidade como um direito humano fundamental;

- Promover a consciencializaçãoo sobre a importância e o valor dos nossos próprios dados;

- Promover a literacia para os media entre os jovens;

- Promover o pluralismo, a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão;

- Ajudar os jovens a desenvolver as suas capacidades de pensamento crítico e análise;

- Promover o pensamento crítico entre a sociedade europeia;

- Promover o conhecimento das áreas geográficas do Bairro Padre Cruz e de Carnide;

- Criar momentos de aprendizagem intercultural entre os participantes de vários países europeus e entre eles e a comunidade de Carnide onde estarão inseridos.

Participantes: 

Os candidatos ideais serão:

– ter entre 18 a 30 anos;

– vivam no Continente;

– com um nível intermédio de inglês em compreensão e diálogo;

– que tenham motivação para falar sobre direitos humanos, solidariedade, cultura, literacia digital e para reforçar a consciência sobre a privacidade de dados como um direto fundamental.

Para mais informações consultar o infopack disponibilizado pela a associação promotora.

Líder de grupo:
O líder de grupo é uma pessoa adulta (preferencialmente com 21 anos de idade ou mais, não existe o limite máximo) que acompanha os jovens que participam no Intercâmbio, com o intuito de garantir a sua aprendizagem, proteção e segurança eficazes.

O líder participa no intercâmbio, junto com os participantes. Espera-se que o líder do Grupo seja uma pessoa com experiência anterior em trabalho juvenil e Programa Erasmus+ (preferencialmente) e que esteja pronto/a para assumir a participação durante o projeto, facilitar atividades e prestar apoio aos participantes e à organização promotora.

Se estiveres interessado em ser o líder, informa-nos na tua candidatura da tua vontade.

Participação no intercâmbio (1 líder + 4 participantes):

participação no intercâmbio está coberta a 100% pelo Programa Erasmus+. A viagem de ida e volta será reembolsada até ao valor máximo de 20€, (valor pré-estabelecido pelo Programa Erasmus+ para viagens entre Portugal). O valor poderá ser revisto caso seja necessário, sendo avaliado caso a caso.

O reembolso do custo das viagens será feito depois do intercâmbio, mediante a apresentação de todos os recibos, faturas e cartões de embarque (caso se perca algum recibo este não será reembolsado).

7245bb96-5acd-4355-a106-39a1b5d3ec00

Informações logísticas:

Todas as despesas de alojamento e alimentação estão cobertas a 100% pelo Programa Erasmus+, sem qualquer custo para os participantes. Os participantes estarão hospedados no incrível hostel (SPIN Hostel) em Lisboa. O custo do seguro de viagem fica a cargo do participante.

Requisitos de participação:

  • Ser sócio(a) da Associação Spin (Ainda não és sócio(a)? Visita esta página!);
  • Ter entre 18 e 30 anos de idade (4 participantes + 1 líder de grupo);
  • Residir legalmente em Portugal Continental;
  • Ter interesse nos temas do direto à privacidade, literacia digital, pensamento crítico, aprendizagem intercultural. ;
  • Estar motivado(a) em contribuir para as atividades propostas;
  • Ter disponibilidade total para participar nos dias 3 de Março a 11 de Março de 2022 (4 participantes + 1 líder de grupo);
  • Na seleção será dada prioridade aos sócios da Associação Spin e às pessoas em situação de desemprego.

Candidaturas:

Todos os interessados devem enviar uma apresentação na qual deverão exprimir as motivações para a participação no Intercâmbio até ao dia 29 de Janeiro 17h00 (sexta-feira), para o email europe@a-spin.pt. As candidaturas serão avaliadas por ordem de chegada. Não percas tempo!

Para mais informações, contactar europe@a-spin.pt com a indicação “YE My Data, My Right!”.

 

Todos os projetos da Associação Spin pretendem contribuir para a divulgação e concretização da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos Desenvolvimento Sustentável, aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU em 2015.