Rede LOOM

Rede LOOM

No início de 2023 a Associação Spin deu o primeiro impulso para a criação da LOOM, uma Rede Europeia focada na Aprendizagem Intercultural. Reconhecendo os nossos 15 anos de trabalho nesta área, acreditamos na importância de combater preconceitos, reduzir perspectivas etnocêntricas e promover ações solidárias que apoiem a igualdade na dignidade humana e o respeito pela pluralidade das identidades culturais.

Como o presente e o futuro das sociedades europeias estão interligados e interdependentes do resto do mundo, o objetivo da Rede LOOM é multiplicar ainda mais o alcance e o impacto da aprendizagem intercultural, reunindo parceiros de confiança de longa data de 11 países europeus que trabalham nesta área, com beneficiários jovens, adultos e grupos vulneráveis.

Os membros da Rede LOOM são:
Associação Spin (Lisbon – Portugal)
Asociación Mundus – Un Mundo a tus Pies (Barcelona & Zaragoza – Spain)
Jugendkulturarbeit e.V. (Oldenburg – Germany)
Vicolocorto (Pesaro – Italy)
Pi Youth Association (Izmir – Turkey)
Youth Peace Group Danube (Vukovar – Croatia)
Mittetulundusühing Continuous Action (Tallinn – Estonia)
Association Bokra Sawa (Marseille – France)
Fundacja Rowzoju Społeczeństwa Przedsiębiorczego (FRSP) (Wola – Poland)
Együttható Közösségépítő Egyesület (Association Co-Efficient) (Budapest – Hungary)
Team For Youth Association (Baia Mare – Romania)

Todos os parceiros da LOOM – Intercultural Learning Network têm no seu núcleo principal a promoção da aprendizagem intercultural através das suas atividades e projetos e cumprem os três princípios das Diretrizes da UNESCO sobre a Educação Intercultural:

Princípio I: respeitar a identidade cultural por meio da oferta de educação de qualidade culturalmente apropriada e responsável para todos.
Princípio II: fornecer o conhecimento cultural, atitudes e habilidades necessárias para alcançar uma participação ativa e plena na sociedade.
Princípio III: fornecer conhecimentos culturais, atitudes e habilidades que permitam contribuir para o respeito, a compreensão e a solidariedade entre indivíduos, grupos étnicos, sociais, culturais e religiosos e nações.

LOOM LOGO“LOOM” (em português “Tear”) é o nome desta rede e representa o encadeamento de diferentes correntes culturais, reunindo de forma unificada uma diversidade de know-how, perspetivas e fortes nós de parcerias que, em conjunto, criam uma plataforma única e rica de colaboração com o principal foco na Aprendizagem Intercultural.

Para mais informações sobre a Rede LOOM, contacte-nos para international@a-spin.pt