intercâmbios juvenis

O que são Intercâmbios Europeus de Jovens?
São encontros internacionais de curta duração (geralmente uma semana), que permitem que grupos de jovens de diferentes países se reúnam em torno de temas de interesse mútuo e conheçam outras culturas. Estas iniciativas contam com o apoio do Programa Europeu “Erasmus+”.

Objectivos
Estes projectos envolvem a participação activa de jovens e são concebidos para permitir que estes descubram e tomem consciência das diferentes realidades sociais e culturais, aprendam uns com os outros e, em simultâneo, reforcem o seu sentido enquanto cidadãos europeus.

Condições de participação
– Ter entre 13 e 30 anos de idade (excepto os líderes de grupo que podem ter mais de 30 anos de idade)
– Ter residência legal em Portugal

Duração
Entre 6 e 21 dias, excluindo os dias de viagem. Os intercâmbios podem ser organizados em qualquer época do ano.

Número de participantes
Os intercâmbios devem ter no mínimo 16 e no máximo 60 participantes, excluindo os líderes de grupo. Os grupos nacionais devem ser compostos por pelo menos 5 pessoas. Cada grupo deve ter pelo menos um líder de grupo.

Quem é o líder de grupo?
Um líder de grupo é uma pessoa adulta (com 18 anos de idade ou mais) que acompanha os jovens que participam num Intercâmbio de Jovens, com o intuito de garantir a sua aprendizagem, protecção e segurança eficazes.

O que o Programa oferece aos participantes?
– Alojamento, actividades, visitas, seguro, vistos, etc.
– Reembolso dos custos da viagem internacional até ao limite estabelecido pela Comissão Europeia dependente da distância percorrida

Quais são os custos de participação?
Normalmente a participação em intercâmbios não tem custos para o participante (excepto se o custo da viagem ultrapassar o limite estabelecido). Dependendo do organizador, às vezes os participantes têm de contar com uma pequena taxa de participação paga directamente ao organizador no início do intercâmbio; a Associação Spin não cobra nenhuma taxa de participação nem recebe nenhum financiamento do Programa Erasmus+, o nosso trabalho de envio de jovens portugueses é feito pro bono. A existência de uma taxa está sempre devidamente informada no anúncio das vagas.

Youthpass
Todos os participantes nesta acção são elegíveis para receber um certificado Youthpass, que descreve e valida todas as experiências de aprendizagem não formal e informal adquiridas durante o projecto.

Organizadores
Em todo o processo é obrigatória a existência de seguintes partes:
– o promotor* de acolhimento (responsável pela parte logística do intercâmbio, pela elaboração do programa e pela selecção e organização do grupo nacional residente no país de acolhimento)
– o(s) promotor(es) de envio (responsável pela elaboração do programa e pela selecção e organização do grupo residente no seu pais).

Processo de selecção e os passos pré-partida**

  1. Conhece a Associação Spin! Conhecer os nossos participantes é muito importante para nós. Participa numa actividade nossa e/ou vem a uma das sessões sobre as oportunidades europeias!
  2. Faz-te sócio da Spin! Não é obrigatório ser sócio da Spin para fazer a candidatura, no entanto os candidatos seleccionados deverão tornar-se sócios da Spin. Os membros das organizações parceiras da Spin e os jovens com poucos recursos financeiros poderão ser dispensados desta obrigação, mediante aprovação da Direcção da Associação Spin.
  3. Assim que soubermos da aprovação de um intercâmbio pela respectiva Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+, disponibilizamos as informações sobre o intercâmbio através dos nossos canais de comunicação (site, newsletter, Facebook, etc.). A partir daí começa o processo de selecção dos participantes!
  4. Comunica o teu interesse em participar no intercâmbio promovido ou organizado pela Spin o quanto antes! As pessoas que entram em contacto connosco com antecedência têm maior probabilidade de conseguir uma vaga. Preenche o nosso formulário de candidatura.
  5. A tua candidatura vai ser analisada pela Spin. A selecção é feita considerando o interesse, motivação, oportunidades de participação, adequação da idade às actividades propostas, entre outros factores. Todos os sócios da Spin beneficiam de prioridade no processo de selecção. As candidaturas de não-sócios serão analisadas em segundo lugar.
  6. Se fores seleccionad@, regulariza os pagamentos. Os pagamentos relativos à viagem dependem do intercâmbio, mas normalmente os participantes terão de contar com a despesa total da viagem (da qual serão reembolsados depois do intercâmbio). Não te preocupes, a Spin vai apoiar-te na aquisição do bilhete! Podes também ser tu o único responsável pela compra da tua viagem, mas antes de a comprares, entra em contacto connosco!
  7. Participa numa sessão informativa para conheceres os outros participantes e para receberes todos os detalhes acerca do intercâmbio.

* Podem ser promotores: organizações não-governamentais ou sem fins lucrativos, organismos públicos locais ou regionais, grupos informais de jovens ou organismos activos a nível europeu no domínio da juventude.

** O procedimento descrito não é regra para todos os intercâmbios, tudo depende do promotor de acolhimento e das regras do Programa “Juventude em Acção” em vigor. Todas as informações específicas sobre cada intercâmbio serão enviadas a todos os interessados.

Informações adicionais
Liga-nos ou escreve-nos para intercambios@a-spin.pt.

  • Newsletter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Blog
  • Twitter
  • YouTube