Curso de formação "From Crisis to Chance" em Lisboa, Portugal

Curso de formação “From Crisis to Chance” em Lisboa, Portugal

LOGO E+JA

Estão abertas as inscrições para participação no curso de formação “From Crisis to Chance – training course on emergency pedagogy“, entre 12 – 19 de Maio 2019 em Lisboa. Temos 3 vagas!

Breve descrição do contexto: Em todo o mundo, desastres naturais, guerras e violência atingem inúmeras vítimas todos os dias. Milhões de jovens passam por situações que muitas vezes os deixam severamente traumatizados e sozinhos. As suas vidas são mudadas para sempre e frequentemente precisam de ajuda para lidar com essas experiências. O trauma não processado pode levar ao desenvolvimento de sintomas graves de transtornos de stress pós-traumático. O suporte pedagógico e terapêutico apropriado para a idade das crianças e jovens traumatizados é central para a cura. Assim, não só os psicólogos, mas também os técnicos de juventude/líderes/educadores e professores têm um papel na mudança da crise para uma oportunidade.

Objetivos do projeto: Capacitar 26 participantes, envolvidos em trabalhos com grupos de jovens em risco de desenvolver perturbações de stress pós-traumático, com novas habilidades e competências para a estabilização psicossocial dos jovens e prevenção do trauma.

Países participantes: Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Alemanha, Eslovénia, Roménia e Noruega.

Metodologia: Introdução à pedagogia da traumatologia e da emergência, uma abordagem pedagógica não conflituosa que ajuda crianças e jovens a processarem as suas experiências traumáticas. Tratam-se de medidas pedagógicas utilizadas para proporcionar alívio ou evitar possíveis distúrbios traumáticos. O conceito de Pedagogia de Emergência foi desenvolvido pela Organização Amigos da Educação Waldorf e é baseado em métodos educacionais Waldorf e formas relacionadas de terapia.

Logo do projeto; créditos da foto: Amigos da Educação Waldorf

Logo do projeto; créditos da foto: Amigos da Educação Waldorf

Toda a informação sobre o Programa, encontra-se nesta Infosheet.

Este Curso de Formação internacional é apoiado pelo Programa Erasmus+, pelo que o alojamento no Spin Hostel, alimentação, transportes locais e participação nas atividades é totalmente gratuita.

Perfil dos participantes:
– técnicos de juventude (profissionais ou voluntários) / líderes juvenis / educadores / professores
– envolvidos ativamente no trabalho com grupos de jovens em risco (por exemplo, refugiados, migrantes, jovens que sofrem violência ou desastre natural)
– capazes de entender e de se expressar fluentemente em inglês
– motivados para adquirir novas habilidades e competências e compartilhá-las com os seus colegas
– residentes em Portugal
– idade superior a 21 anos (sem limite máximo de idade)
– motivados para escrever um artigo e organizar ou liderar pelo menos um evento de disseminação após o Curso de formação.

Todos os interessados devem preencher a Ficha de Inscrição online até ao dia 22 de Março de 2019.

Os resultados da seleção serão enviados a todos os candidatos por email.

Mais informação: international@a-spin.pt