CEVY - Civic Engagement through Volunteering for Youth  (Participação Cívica através de Voluntariado)

CEVY – Civic Engagement through Volunteering for Youth (Participação Cívica através de Voluntariado)

O projeto CEVY é um projecto KA2 coordenado pela associação francesa AIME que conta como parceiros outras associações da Hungria (Youth Bridges Budapest), Grécia (YouthPath) e Portugal (Associação Spin). Este visa promover a participação cívica entre jovens com menos oportunidades, de forma a que este envolvimento se torne uma ferramenta de integração socioprofissional.

O primeiro passo deste projeto é um estudo de campo, que tem como alvo técnicos juvenis. Assim é possível identificar os obstáculos à participação dos jovens e compreender as suas realidades de trabalho. A partir disso, será criado um ciclo de workshops que visa ensinar elementos sobre as questões atuais aos jovens cidadãos, abrindo um espaço de discussão e troca em torno desses mesmos temas. Assim procura-se ter um impacto individual no jovem, em termos de conhecimentos e competências adquiridos; mas também coletivamente, permitindo que os jovens se posicionem como cidadãos ativos do mundo e se vejam como intervenientes que procuram soluções efetivas. Depois disso, será realizada uma mobilidade internacional, que permitirá aos jovens participantes aprofundar este compromisso através de uma experiência intercultural. O último passo será a realização de um guia com a soma de todos os dados até aí recolhidos, de forma a que tanto os jovens como os técnicos juvenis possam encontrar toda a informação essencial relativa ao tema

CEVY kickoff meeting november 2023

A SPIN está muito orgulhosa de fazer parte desta fantástica equipa e espera trazer novas notícias em breve sobre este projeto pioneiro e inspirador!