Intercâmbio "Back to the Future" em Kursenai (Lituânia)

Intercâmbio “Back to the Future” em Kursenai (Lituânia)

erasmus+logoA Associação Spin está promover mais um programa de intercâmbio internacional para jovens, financiado pelo Programa Erasmus+! 

O projeto “Back to the Future: European Citizenship through History” é um intercâmbio internacional, que reunirá 36 jovens da Lituânia, Portugal, Roménia, Polónia, Alemanha e França para discutir história e perspectivas de cidadania europeia. O intercâmbio terá lugar na cidade de Kuršėnai na Lituânia e decorrerá entre 1 e 8 de Agosto de 2015.

Viagem ida e volta entre Portugal e a Lituânia, alojamento, alimentação e participação nas actividades são financiados a 100% pelo Programa Erasmus+. Não existe qualquer custo para os participantes!

Participantes:
yebackDurante o intercâmbio cada organização será representada por 5 participantes + 1 líder de grupo. Para poder participar os participantes e líder de grupo devem:
- Ser sócios da Associação Spin (Ainda não és sócio(a)? Visita esta página!),
- Residir legalmente em Portugal;
– Estar interessados no tema do intercâmbio juvenil e algumas noções básicas sobre o tema: conhecimento sobre os factos históricos importantes e algum conhecimento sobre a União Europeia e a sua estrutura, valores, propósitos e objectivos;
– Ter entre 18 e 25 anos de idade.

Os 5 Principais objectivos do projecto:
1) Expor os principais pontos de viragem históricos da cidadania na Europa, como por exemplo: a democracia grega antiga, a revolução francesa ou o desenvolvimento dos direitos humanos;
2) Analisar como mudaram os valores europeus, quais são relevantes hoje em dia e quais deles são novos ou vão emergir;
3) Discutir a cidadania europeia moderna em quatro dimensões: política, económica, cultural e social;
4) Promover a sensibilização de como as ações individuais podem influenciar estas quatro dimensões da cidadania;
5) Pensar sobre os cenários futuros da cidadania europeia.

Todas as atividades serão do tipo não-formal e o que inclui métodos interactivos criativos (jogos, discussão, workshops.).

Podes consultar aqui o Programa do Projecto e o InfoPack.

kursenai

Todos os interessados devem enviar a sua ficha de inscrição para intercambios@a-spin.pt até dia 5 de Maio!

Para informações adicionais, contactar: intercambios@a-spin.pt com a indicação Intercâmbio juvenil “Back to the Future: European Citizenship through History”.