Serviço Voluntário Europeu em Udine, Itália

Serviço Voluntário Europeu em Udine, Itália

A Associação Spin está promover o projecto SVE, “EVS to experience active citizenship” em Udine,  Itália! Temos 1 vaga! Envia já a tua Candidatura!

O projecto de voluntariado Europeu “EVS to experience active citizenship”, irá decorrer ao longo de 9 meses na cidade de Reana Del Rojale, muito próximo de Udine, no Norte de Itália.

A actividade terá início no dia 1 de Outubro de 2015 terminando em 30 de Junho de 2016 (9 meses).

Ainda não conheces o Serviço Voluntário Europeu (SVE)? Lê tudo aqui!

Despesas de viagem entre Portugal e Itália (ida e volta), alojamento, transportes locais e alimentação cobertas a 100% pelo Programa Erasmus+. É ainda atribuído ao voluntário uma quantia mensal de “pocket money” .

A organização de acolhimento deste projecto é a “Insieme si può – onlus”, uma associação sem fins lucrativos que gere um alojamento para pessoas com deficiência mental, que necessitam de uma reabilitação socio-educacional. Especialistas e voluntários trabalham na comunidade de forma a ajudar os utentes deste alojamento na reabilitação e interacção social. O seu principal objectivo é conseguir que os utentes tenham uma ida independente, bem como apoiar as suas famílias.

Todos os candidatos, devem:
– Ser sócio(a) da Associação Spin (Ainda não és sócio(a)? Visita esta página!),
– Residir legalmente em Portugal;
– Estar interessado(a) no tema do voluntariado;
– Ter entre  18 e 30 anos de idade.

As tarefas dos voluntários serão:
– Actividades relacionadas com o desenvolvimento de autonomia individual dos utentes, nomeadamente no uso de transportes públicos, actividades domésticas, uso do dinheiro, relações interpessoais e auto-determinação em geral;
– Actividades ligadas com a estimulação de actividades físicas (terapia com cavalos, natação, actividades psicomotoras, trabalhos manuais em feltro, mosaicos, madeira, etc) e capacidades linguísticas (nomeadamente com laboratórios de ortografia, línguas estrangeiras e conhecimento de novas culturas);
– Promoção de actividades recreativas estimulando as relações interpessoais nos momentos de pausa;
– Os voluntários serão incentivados a participar nas actividades relacionadas com os laboratórios de cultura, música e teatro organizados pela associação em épocas festivas, nomeadamente nos espectáculos de música e teatro;
– Participação nas exposições, nos espectáculos, nas idas ao cinema ou concertos musicais, bem como em  viagens turísticas;
– Os voluntários participarão na gestão das actividades e do quotidiano do alojamento, sendo integrados nas reuniões de equipa, planeando as actividades e  os laboratórios.

Ao longo do projecto, o voluntário irá desenvolver as suas capacidades linguísticas através das aulas de língua e cultura Italiana.

Os voluntários estarão nas actividades 5 dias, num total de 35 horas/semana, entre 2ª e 6ª feira. O alojamento será no centro, no 2º andar, tendo os voluntários quartos individuais, com cozinha partilhada.

Todos os interessados devem preencher a ficha de candidatura, bem como enviar a o seu CV e a carta de motivação (em inglês) para sve@a-spin.pt até dia 25 de Agosto!

Para informações adicionais, contactar: sve@a-spin.pt com a indicação “EVS to experience active citizenship”.