Urgente! SVE em Manzanares, Espanha

Urgente! SVE em Manzanares, Espanha

A Associação Spin está a promover o projecto Serviço Voluntário Europeu (SVE),“Living in diversity” em Manzanares, Espanha!  

Temos 1 vaga! Candidata-te já!

O projecto de voluntariado Europeu “Living in diversity”, irá decorrer de 1 de Abril até 31 de Outubro 2017 (7 meses) em Manzanares (10 km da Cidade Real), em Espanha. Este projecto é cordeando pela associação AFAIJ. A organização de acolhimento deste projecto é a organização sem fins lucrativos Basida.
Em 1996, Basida inaugurou uma nova casa em Manzanares (Ciudad Real) e disponibiliza dum centro de respostasbasida imagine integradas (sociais e de saúde)  com a finalidade de reduzir os riscos e danos associados ao uso de droga e infecção pelo HIV-AIDS. Basida conta com os seguintes departamentos:

  • departamento de Trabalho Social: realiza negociações com Câmaras Municipais, Instituto do Emprego, instituições financeiras, Segurança Social, NISS (Instituto Nacional dos Serviços Sociais);
  • departamento Educativo: realiza o workshop de alfabetização dos moradores, workshop de leitura e aulas extra-curriculares para as crianças do centro;
  • departamento de Saúde: cuida da evolução e dos exames médicos. Analisa a história clínica, consultas médicas planeadas, consultas de rotina, planeamento e extracção de análises, atendimento aos pacientes para internações e consultas, administração de tratamentos, cuidados de enfermagem e cuidados terminais para os pacientes residentes;
  • departamento Psicológico: Realiza a avaliação, evolução e observação psicológica dos moradores por meio de entrevistas individuais e terapias de grupo. Analisa a história psicológica;
  • departamento de Formação Social e Laboral: É um dos pilares em que se destacam três programas principais: “Programa de Boas-Vindas a Toxicodependentes, ex-reclusos e pessoas infectadas por HIV”,  “Programa de Acção Social do Centro de Desintoxicação” e “Programa de Acção Social para ex-toxicodependentes e pessoas HIV-AIDS “.

A vida e as actividades desenvolvidas da organização nos diferentes departamentos em que se organizam e os workshops realizados são graças ao trabalho e dedicação de uma equipa de voluntários!

Ainda não conheces o Serviço Voluntário Europeu (SVE)? Lê tudo aqui!

Despesas de viagem entre Portugal e Espanha (ida e volta) 100% cobertas pelo Programa Erasmus+ até ao máximo de €240. Alojamento, transportes locais e alimentação  são cobertos a 100% pelo Programa Erasmus+, sendo ainda atribuída ao voluntário uma quantia mensal de “pocket money”.

Segue um resumo das tarefas a desempenhar pelos voluntários:

Os voluntários ajudarão e apoiarão a equipa, contudo não substituem os funcionários. Os voluntários terão um mentor que irá orientá-los especificamente nas tarefas que realizam. Os voluntários podem participar em todas as actividades nos departamentos profissionais mencionados anteriormente (psicológicos, terapêuticos etc), sempre tendo em conta factores como as características do voluntário, sua anterior formação profissional e as suas preferências pessoais. Os voluntários colaborarão um máximo de 35 horas por semana de segunda-feira a sexta-feira. O horário da programação será principalmente durante a manhã, embora dependa das necessidades.

Algumas das actividades mais frequentes a serem realizadas pelos voluntários são:
• Atendimento aos doentes e àqueles que estão acamados.
• Auxiliar nas actividades de reabilitação física e de terapia ocupacional contribuindo para sua reabilitação cognitiva.
• Participação em workshops (carpintaria, jardinagem, pintura …)
• Participação no departamento educativo: workshop de alfabetização de adultos e apoio extra-escolar às crianças que vivem na casa de acolhimento.
• Colaboração com a organização de workshops e actividades ocupacionais: revista, teatro, informática, yoga e relaxamento, actividades desportivas, oficinas …
• Colaboração com a organização de workshops e actividades de lazer (excursões, actividades culturais, …)

Os voluntários do SVE participarão com o resto dos voluntários nas actividades domésticas diárias.

Para uma descrição detalhada do projecto e das tarefas do voluntário, consultem a InfoPack.

Manzanares_atardecer

Todos os candidatos, devem:

  • Ser sócio(a) da Associação Spin (Ainda não és sócio(a)? Visita esta página!),
  • Residir legalmente em Portugal;
  • Estar interessando no tema do voluntariado, reunindo um certo nível de maturidade, sensibilidade e interesse em conhecer os problemas gerados pelo HIV-AIDS e dependência de drogas;
  • Dispostos a complementar a dinâmica do grupo e respeitar as regras de co-habitação (não poderão consumir nenhuma droga, incluindo tabaco e álcool)
  • Ter entre 18 e 30 anos de idade.

Todos os interessados devem enviar a ficha de candidatura, o seu CV e carta de motivação (ambos escritos em inglês) específica para este projecto para sve.envio@a-spin.pt mais brevemente possível!

Temos somente 1 vaga! Não percam tempo!

Para informações adicionais, contactar: sve.envio@a-spin.pt com a indicação “Living in diversity”.